Mercado de Trabalho
Pessoas assertivas comunicam-se de forma positiva

Comunicação, uma aliada ou inimiga para o seu sucesso

Por Patrícia Atui

 Peter Drucker,  escritor e consultor, considerado o pai da administração moderna, disse há mais de 10 anos que 60% de todos os problemas administrativos resultam da ineficácia da comunicação.  Arriscaria dizer que após todos estes anos, este percentual deve ter aumentando em 15% a 20%.

Diferentemente do que muitas pessoas  pensam, o termo assertividade não é ser determinado ou focado no alcance dos objetivos, mas sim,  está relacionado à forma como o indivíduo influencia o meio em que convive.

Pessoas assertivas comunicam-se de forma positiva, exercendo a escuta ativa, respeitando a opinião do próximo e emitindo a sua opinião de forma respeitosa e não impositiva, criando um clima amistoso e aberto ao diálogo.  Este perfil transmite uma imagem de confiança, sabedoria, humildade, respeito elegância e favorece o sucesso.  Frases que utilizam: “Entendo o seu ponto de vista, porém tenho outro que gostaria de compartilhar com você”,  “Interessante a sua forma de pensar, e se me permite, gostaria de complementá-la”.

Pessoas não assertivas, colocam-se de maneira impositiva, como se fossem donas da verdade, não relevam o ponto de vista dos outros e agem como absolutas, violando o direito de expressão dos outros. Estas pessoas tornam a comunicação unilateral e frequentemente julgam os outros. São geralmente vistas como agressoras, arrogantes  e não adquirem o respeito e admiração das pessoas que se relacionam. Falas que caracterizam este perfil: “Este é meu ponto de vista e pronto” ou “Eu não concordo com você”.

Analisando estes dois perfis, entendo que o elemento principal que diferencia um do outro é o autocontrole das emoções. A ausência da diplomacia em lidar com situações de conflito está relacionada com a forma da pessoa perceber o mundo e a si própria.

 
Mulheres Inspiradoras e Transformadoras


Por Patrícia Atui


As mulheres inspiradoras e transformadoras apresentam características e comportamentos impulsionadores para grandes realizações, que aliadas à prática regular de ações vencedoras, revelam o verdadeiro segredo para o sucesso. Toda mulher pode tornar-se inspiradora e transformadora e, caso você ainda não seja, acredito que seguindo estas dicas estarei de alguma forma ajudando você a chegar lá.

Simplicidade e humildade – Ser simples é comportar-se de modo espontâneo e assim deixar prevalecer a sua essência e denotar franqueza e sinceridade. Com a prática da sinceridade caminhamos para a humildade, que é servir ao próximo sem esperar nada em troca e desta forma nos tornamos mais atraentes e sofisticadas, assim como citou Leonardo da Vinci: “A simplicidade é o último grau da sofisticação”.

Versatilidade – As mulheres instintivamente já desempenham vários papeis no lar e a extensão desta característica para o ambiente profissional e social traduz-se em uma gama de habilidades que despertam a curiosidade em diversas áreas, que aguçam a iniciativa e o envolvimento em várias soluções e       assim tornando-as vitais para o meio em que convivem. Um grande aliado desta busca de soluções é o   conhecimento, portanto invista no conhecimento e retenha-o, pois a sabedoria é o alicerce do poder.


 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 4 de 12

Indique !