Pequenos canteiros, grandes decorações!

Quando pensamos em natureza, logo vem a cabeça traços assimétricos. A Natureza é feita de curvas. Dificilmente encontramos ângulos nas paisagens. Portanto, se quer fazer pequenos canteiros em seus espaços, crie curvas, mesmo em pequenos espaços elas fazem toda a diferença. A não ser, é claro, que você pretenda fazer um jardim minimalista. Nesse caso, as retas são importantes.
Atenção ao iniciar seu canteiro, ainda mais se ele for pequeno.

Deixar espaço entre as plantas é imprescindível. É que as vezes a gente se empolga e começa a plantar aquele monte de espécie. Plantas demais vão lutar por espaço, crescer desordenadamente e muitas não vão resistir. Um canteiro pode ser feito em um dia, mas só é visto em sua plenitude com o passar do tempo e os cuidados diários. Lembre-se: sem foco, tudo vira bagunça.

Quando há muita informação, muitos adornos, até cores demais em uma área pequena, ou excesso de elementos decorativos como pedras coloridas, o jardim perde sua função que é valorizar a vegetação com suas formas, cores, texturas e aromas singulares. O seu jardim deve ter um elemento importante e os demais podem ser coadjuvantes.

Pedras coloridas deixam o canteiro mais bonito?

É importante você saber que o jardim fica mais acolhedor quando você usa materiais naturais para decorar. E naturais mesmo, sem acabamento, sem pintura. Novamente, pense na natureza e veja como ela “decora” suas matas. As pedras coloridas podem fazer mal as plantas e o excesso de elementos e ainda mais, muito coloridos, faz com que as plantas deixem de ser o ponto focal do jardim.

Dica de ouro

Se o canteiro está ao lado de um muro, lembre-se de sempre deixar as espécies maiores atrás e as menores na frente. É fácil seguir esta regra que permite que todas as plantas sejam vistas facilmente. Mas, detalhe: quando o canteiro está centralizado, as plantas maiores devem ficar no meio dele. Aliás, cuidado com os muros: plantas que crescem muito encostadas sofrem e suas folhas queimam.

Canteiros com vasos: fazer canteiros em vasos podem ser super válidos. Harmonize a coloração dos vasos para que não se sobreponham à beleza das plantas.

Canteiros, hortas e fontes

Você pode misturar pequenas hortas em seu canteiro. Ou fazer um canteiro de hortas. Seja como for seu canteiro, tenha uma pequena fonte, um elemento que agrega valor ao jardim e ainda ajuda no aumento da umidade.

Ah, uma dica muito legal é que você tenha espécies que vingam em diferentes épocas do ano, para que seu canteiro esteja sempre bonito. Isso funciona bem com flores, garantindo um visual bonito sempre.
Na hora de escolher as espécies, opte por gêneros nativos que beneficiam a fauna local pois atraem abelhas nativas, pássaros da região e outros animais do bioma local. Faça uma pesquisa sobre as nativas da sua região. Além disso, elas serão menos afetadas por pragas e doenças. Quer dizer, você vai ter plantas bonitas e saudáveis com menos trabalho.

Invista em algumas mudinhas de ervas e temperos em vasos para começar a cultivar em um cantinho do seu jardim, mesmo que você não tenha muita experiência com jardinagem. Com certeza vai transformar seu ambiente e as suas refeições!

Ilumine seu canteiro para que todos possam admirá-lo a noite também

Canteiro no banheiro

Construir um jardim no banheiro é um luxo. O desafio é conseguir aliar as necessidades de um banheiro comum à um espaço aberto, de preferência com luz natural e o verde das plantas, por isso, é necessário entender qual a sua intenção em montar o jardim neste ambiente. Se a intenção é somente estética, é possível utilizar uma variada gama de plantas e flores para encantar esse ambiente, tornando-o convidativo e especial. Mas se a ideia é trazer para o ambiente o frescor, o perfume das plantas e a purificação do ar, é necessário utilizar plantas que se adaptem a umidade do local e que não necessitam de iluminação direta e constante, como bromélias, cactos, samambaias ou suculentas. 

Jardim pequeno com jacuzzi, espreguiçadeiras e paisagismo com plantas bem distribuídas pelo centro e as bordas do espaço

Não sabe por onde começar?

As suculentas são ótimas pedidas porque podem ser cultivadas no solo ou em vasos. Em espaços externos, é comum vê-las em vasos de barro, para criar níveis de altura diferentes dentro dos canteiros. 
De forma geral, as preferências das suculentas são por ambientes de luz intensa e meia-sombra (sol direto apenas do início da manhã ou final da tarde). As regas são bastante espaçadas, variando de uma semana a quinze dias. 

A paisagista Elisabete Ribeiro elenca aqui algumas espécies que podem ser cultivadas dentro de apartamentos, por exemplo, formando aí o seu pequeno canteiro.

  • A Ficus Elastica é uma espécie arbórea que atrai olhares com suas belas e vistosas folhas. É também conhecida pelo nome popular de falsa-seringueira. Possui um visual bem rústico e é uma ótima opção para ser cultivada em ambientes internos e varandas.
  • A Pleomele Reflexa é uma planta ornamental originária de Madagascar e pode ser cultivada em vasos dentro de casa ou em jardins externos. É uma planta de fácil manutenção e pode ser uma ótima opção para quem quer ter um pouco de verde em casa.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?