Shape no pé Da margem para o centro

Um esporte marginalizado (e inclusive que já foi proibido) chegou ao topo do pódium

Hoje é um esporte olímpico que tem trazido medalhas para o Brasil, mas, pra quem não sabe, o skate já foi visto com preconceito a ponto de ser proibido na maior cidade do país. Em decreto do dia 24 de junho de 1988, o então prefeito de São Paulo, Jânio Quadros, proibiu a circulação de skatistas na cidade.

Durante as eleições daquele ano, a candidata Luiza Erundina, aproximou-se dos skatistas e prometeu revogar a proibição. A promessa foi cumprida em 1989, quando ela assumiu o cargo.

A prática desse esporte traz inúmeros benefícios para o corpo e para mente. Antes visto somente como uma atividade para adolescentes, o skate hoje conquista cada vez mais adeptos e conta com grande número de competições a nível mundial.

Benefícios de andar de skate
Veja os principais benefícios de andar de skate:

Fortalece as articulações

O esforço feito pelos membros inferiores durante a atividade promove o fortalecimento das articulações, especialmente as do tornozelo e do joelho. Previne o desenvolvimento de doenças decorrentes do envelhecimento, como a artrose.

Ajuda a tonificar os músculos
Andar de skate é ótimo para definir os músculos das pernas e dos glúteos. Tudo por conta do impulso necessário para se movimentar  e também do esforço feito para manter o equilíbrio durante as manobras.

Melhora a saúde cardiovascular
Durante a prática do esporte o corpo é exercitado e necessita de mais oxigênio. A cada respiração é inspirada a quantidade máxima de ar e o coração é capaz de bombear mais sangue a cada batida.

Te deixa bem calminnnnn…
O skate pode ser praticado nas ruas, em parques e em pistas específicas para o esporte; essa variedade é um dos motivos que tornam a atividade muito divertida e prazerosa. A sensação de bem estar e a melhora do humor é sempre boa.

Queima altas calorias
A atividade é capaz de queimar até 500 calorias; para potencializar esse efeito pratique o esporte todos os dias e mantenha uma dieta saudável. 

Melhora concentração
A mente também é beneficiada com a prática desse esporte; a falta de atenção pode resultar em manobras mal executadas e tombos. A concentração é trabalhada o tempo todo durante o exercício e passa a ser aplicada nas demais atividades do dia a dia de forma automática.

Modalidades do esporte

Street: É o tradicional skate de rua. Os praticantes realizam manobras em diversas áreas urbanas: nas ruas, praças e parques.

Freestyle: Todas as manobras são realizadas em contato com o chão, normalmente incluem giros e pequenos saltos.

Slalon: É feito em superfícies planas, o objetivo é andar em alta velocidade e fazendo zigue-zague durante todo o percurso.

Big Air: São manobras seguidas, feitas após descer uma rampa alta.

Dowhill: consiste em percorrer um circuito longo e composto só por descidas em alta velocidade.

Nós batemos um papo com o skatista profissional, morador de Cotia, William Damascena

Há mais de 20 anos Willian Damascena escolheu o skate como estilo de vida. Natural de São Paulo e morador de Cotia há 32 anos, leva o nome da nossa cidade para o mundo afora. “Foi em Cotia que tudo começou. Eu andava no bairro Nakamura Park e logo fomos parar no Jardim dos Ipês, na rua dos skatistas (Rua Manaus)”. 

Ele conta que em frente a Prefeitura de Cotia foi o “pico clássico” dos skatistas da cidade. “A gente chamava lá de “prefa” e a galera se reunia lá depois do trabalho ou da escola; era iluminado e seguro”.

E quando o skate brasileiro achou que o esporte estava em decadência, surge uma garota de 13 anos para mudar essa realidade. Além de fazer história na modalidade, ela foi a brasileira mais jovem da história a subir em um pódio olímpico.

“A Raíssa Leal está sendo muito importante principalmente para o skate brasileiro; ela acabou melhorando e fomentando o mercado nacional que estava estagnado. Muitas marcas conseguiram voltar e se reerguer”, conta Damascena.

Em 2015, ainda aos 7 anos, Rayssa conseguiu viralizar um vídeo seu andando de skate. Além, novamente, da pouca idade, o vídeo explodiu na internet porque Rayssa estava literalmente fantasiada de fada enquanto mandava alguns heelflips (tradicional manobra de skate)

Apesar de tudo ter começado em asfalto cotidiano, foi na cidade vizinha que William encontrou a primeira grande oportunidade da vida.

“A cidade que me abriu as portas para ir pra fora do Brasil foi Embu das Artes, através de um projeto. “Fui pra Argentina e vi a importância de aprender outra língua”.

O skate já levou Damascena para países como Espanha, Estados Unidos, Alemanha, França e Suécia. Em 2012, passou para categoria profissional – até então ele era considerado skatista amador – e hoje já possui produtos assinados com o seu nome. 

William participou de diversos campeonatos pelo mundo ao lado de grandes nomes do skate.

E nosso entrevistado deixa um recadinho pra quem quer se tornar um skatista profissional: “A base principal é andar de skate pra se divertir; ande descontraído, sem pressão, que tudo flui naturalmente”, e completa: “Quero ver outras e outros skatistas em Cotia sendo profissionais”.

Saiba mais sobre skate pela Granja e região

Entrevistado: William Damascena
@damascena01

Rock Skate Park
Rua José Felix de Oliveira, 928
Insta: rock_skatepark
WhatsApp: 97659 6622

Associação de Skatistas da Granja Viana
@associacaoskategv

Rampa do Parque São George
Onde: “Meião” – Av. Marginal – Km 25 da Raposo

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?