Diversidade: a caixa de lápis de cor – Por Adriana Rodrigues Xavier

A close-up of a sunlit desk with colorful pencils in a black holder, creating an artistic atmosphere.

No meu tempo de escola, a gente tinha aqueles estojos com 36 cores que se abriam sobre a mesa, como uma espécie de porta-lápis. Eu me lembro do cheiro, do cuidado para equilibrar a caixa aberta na carteira e escolher as cores para o desenho mimeografado que a professora da 1ª série nos dava para pintar. Num dia em especial, o tema era a Festa junina e havia bandeirinhas, barracas e dois caipirinhas para colorir. Não costumávamos desenhar muito, apenas colorir. Coisas da Educação dos anos 70/ 80. Naquele tempo, céu tinha que ser azul, árvore deveria ter a copa verde, o tronco marrom e o que fugisse desse padrão merecia atenção especial: “Adriana, por que você pintou a calça do Chico-Bento de roxo, você sabe que é azul.” – Certa vez me chamou a atenção a professora.

Também era muito comum os alunos falarem em voz alta:
“Me empresta o lápis
cor de pele?”

“Eu não tenho essa cor, ela acabou porque pintamos as pessoas dos desenhos.”

Crescemos assim, inclusive muitas marcas traziam gravado no próprio lápis o nome “pele”, para cores rosadas e tons de bege. Isso sem falar dos livros didáticos e das histórias infantis, que costumeiramente carregavam representatividades da raça branca nas ilustrações de famílias e de maneira geral. O tempo passou e eu estou agora em minha sala de aula como educadora, quando um menino vem até mim e diz:

“Adri, eu quis fazer a minha cor de pele parecida de verdade, então misturei alguns tons, dá uma olhada.”

Eu observei vários pequenos rabiscos de diversas cores, tais como, marrom, bege, laranja e rosa. Ele continuou, enquanto tentava comparar o tom da sua pele àquela criada no papel: “Ficou parecido, Adri?” 

Enquanto isso, outras crianças produzem suas criações com céus avermelhados, estrelas coloridas, copas de árvores cor-de-rosa, troncos amarelos, meninas de cabelo azul, casas com paredes lilás etc, etc, etc… Seguimos adiante em busca de expressarmos tantos vieses interpretativos da nossa visão de mundo e hoje os pequenos têm esse espaço.
Estamos respirando, refrigerando nosso entendimento, retomando séculos de dor, exclusão e falta de senso, mas esse percurso de conversão é desse tempo, é reflexão da nossa época, por meio de custosos esforços de gente que desbravou esses caminhos aqui e ao redor do mundo. Nesse sentido, todos somos “alfabetizandos”! Estamos destrinchando uma “cartilha” juntos, buscando encontrar maneiras de pisar nesse chão devagar, com zelo e respeito. São dores que a ancestralidade carrega em meio a uma história de preconceito, exclusão e discriminação. A cada dia, ao sairmos de nossas casas, temos que saber que o mundo se abriu, que nossos óculos, elaborados à luz de um racismo estrutural, que não parte somente de ações individuais, mas de todo um contexto de sociedade, em todas as suas esferas, que o reproduzem, agora deve receber novas lentes. Esse novo olhar em primeiro lugar precisa assumir a condição de que de alguma forma ou de outra, somos responsáveis por reproduzir o racismo. Em segundo lugar, deve haver condutas preentivas às situações que envolvem todo esse preconceito e por fim, focar em ações efetivas de tratamento de qualquer tipo de preconceito e marginalização, implementando assim, principalmente dentro dos ambientes educativos, uma cultura verdadeiramente antirracista.

E vou além, chamando a atenção para outras formas de rejeição do ser humano de maneira geral, por qualquer motivo, como por exemplo a intolerância religiosa, gordofobia etc. 
Mas quem me conhece sabe que tudo o que coíbe, oprime, seja de qualquer forma, pode despertar um outro lado mais cruel ainda, então em minha opinião, a solução está no cuidado, na reflexão, no acolhimento. Os extremos não funcionam, o bom senso e o amor sim! Dia a dia, em uma peregrinação por essas veredas frescas, vamos encontrar nossos repousos, ao mesmo tempo em que cuidamos de nós, exercitando a autocompaixão e a empatia.

A prefeitura de São Paulo elaborou um documento que vale a pena ser lido, consultado, o Protocolo de Prevenção e Enfrentamento ao racismo e a xenofobia na educação. Acesse – https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2025/12/Protocolo_Prev_Enfrent_Racismo_Xenofobia.pdf –  para ler e baixar o documento.

A caixa de lápis de cor, tem agora outros tons de pele! De tantas peles! Há esperança! Está acontecendo, não é utópico, nem tampouco distópico, é real!
Proponho, no entanto que mergulhemos na diversidade!
Dicas literárias para adultos e crianças:

Pequeno manual antirracista
Djamila Ribeiro
Companhia das Letras

Amoras
Emicida
Companhia das Letrinhas

Meu crespo é de rainha
bell hooks
Boitatá

A terra dos mil povos
Kaká Werá Jecupé
Editora Peirópolis

Trilogia do Amor
bell hooks
Editora Elefante

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?