Protagonismo da Arquitetura em Boas Mãos

Completando 20 anos com o escritório a todo vapor, Mariana Meneghisso e Alexandre Pasquotto abrem suas vidas para falar do amor pelo trabalho

Entrevista Mariana Marçal

Imagens: Prime Photo Art 

Agradecimento especial à In Casa

Para nós da Tudo, para os amigos e para os clientes eles são a Mari e o Alê. Para o mercado de arquitetura eles são os renomados arquitetos Mariana Meneghisso e Alexandre Pasquotto, cujo escritório leva seus sobrenomes na assinatura. 

Sempre juntos, de mãos dadas, constroem uma história de muito trabalho, talento e autoridade em arquitetura.

A dupla assina mais de 600 projetos e cada um deles nasceu da história de um cliente, somados ao conhecimento e ao repertório profissional.

Mesmo ambos sendo arquitetos urbanistas de formação, a especialização do Ale é Estrutura e a da Mari, Design de interiores e Neuroarquitetura. A soma disso é o que oferece projetos de inovação e uma clientela satisfeita com um trabalho que supera expectativas. 

Assim, somam conhecimentos e projetam com expertise, a 4 mãos.

Conheça mais o trabalho dessa dupla. 

De onde veio a paixão pelo que fazem?

Mari: minha mãe enxergou meu interesse por história e por arte; desde pequena mostrei habilidade para desenhar e ela me abriu os olhos na época do vestibular.

Ale: desde criança era a carreira que eu sonhava em seguir; já aos 12 anos, quando via alguma obra que tinha uma arquitetura interessante, pedia licença e entrava para entender e conhecer a distribuição dos ambientes. Sempre gostei e não me imagino fazendo outra coisa.

Arquitetura a 4 mãos: como é o trabalho de vocês?

Ale: Desenvolvemos um formato que funciona para nós dois e conseguimos produzir muito bem juntos, estamos alinhados já que conhecemos muito da forma de trabalho um do outro.

Mari: Cada cliente que chega até nós tem seus desejos, seus planos, seus sonhos. Temos uma responsabilidade enorme em mãos: transformar tudo isso em uma solução em arquitetura que seja valiosa, bela e viável. Muitos são projetos de uma vida inteira, e cada um desses projetos tem muito cuidado e dedicação da gente; desenhamos cenários para essas pessoas viverem suas vidas, estejam em família, trabalhem ou mesmo empreendam; isso exige muito da gente e ao mesmo tempo nos deixa muito realizados como profissionais e como pessoas. 

O escritório de vocês tem quase duas décadas e se mantém expressivo em projetos exclusivos, qual o caminho?

Ale: Não tem mágica, é trabalho sério.

O projeto de arquitetura representa valorização patrimonial efetiva quando feito da forma correta.

Em poucas palavras: cimento e tijolo custam o mesmo para construir algo ruim ou algo com valor arquitetônico.

Nosso compromisso é na entrega de soluções. É um trabalho humano e técnico ao mesmo tempo.

Mari: O Ale me ensinou que temos sempre que mirar em superar expectativas. Ter isso como foco nos motiva bastante. Buscar sempre repertório em nossa área de conhecimento técnico também tem sido um catalisador importante para nós dois.

Vocês são marido e mulher. Como conciliar o casamento e a sociedade?

Ale: Trabalhamos muito, e gostamos do que fazemos. O maior desafio é conseguir nos desligar do trabalho quando acaba o expediente. Claro que o outro lado disso é poder estarmos sempre juntos.

Mari: A gente namora trabalhando e trabalha namorando. A gente briga como qualquer casal e como qualquer sócio também (risos). Somos dedicados um ao outro, muito, e é isso nos mantém firmes.

Família?

Mari: Somos 5; o Ale, eu e 3 filhos, pessoas que eu admiro muito. Cada um, a seu modo, empenhado em fazer parte e fazer sua parte na nossa família; isso me inspira, o tempo todo.

Ale: Sim, os meninos são nosso propósito. A Mari, quem faz tudo existir em volta da gente, a admiro muito, como esposa e como mãe.

Rotina?

Ale: Gosto de rotina, sou pragmático e produzo melhor nela.

Mari: Odeio rotina e sou inquieta. Faço a mesma coisa de jeitos diferentes o tempo todo. Imaginaram a dupla aqui trabalhando juntos? A gente se diverte.

Muitas pessoas têm dúvidas de como funciona o serviço de arquitetura. O que e como se pode contratar?

Mari: Podemos ser contratados para desenhar um projeto e acompanhar a execução desse projeto. Para projetar e executar uma reforma também. Para uma consultoria em viabilidade, por exemplo….na escolha de um terreno que melhor acomode o projeto sonhado. Uma consultoria para um imóvel e seu potencial em ser reformado ou adaptado. Como também para uma consultoria em arquitetura, design ou viabilidade.

Hoje se fala no conceito de “experiência” para muitos mercados. Como isso se aplica a arquitetura?

Ale: Nós acreditamos que a experiência começa logo nas primeiras reuniões, onde procuramos ter um bate papo com os clientes, sempre descontraído, mas muito focado; não fazemos listas para que eles respondam, pois assim estaríamos direcionando as respostas do que eles pretendem para a nova casa.

Esse processo de experiência do cliente vem com a sequência do atendimento, ao acompanharem cada etapa da criação, até a entrega do trabalho.

E por fim, a experiência fica completa com a entrega da casa, do escritório ou do ambiente redecorado, onde eles identificam nos espaços cada uma das soluções do projeto e vivenciam o espaço.

O que significa personalização na arquitetura, que tanto se ouve falar?

Mari: Conduzir o cliente para que possamos interpretar desejos e necessidades reais dele e entregar essas soluções no espaço arquitetônico que estamos resolvendo. Isso é complexo e fascinante. Arquitetura é um trabalho humano em fazer essa tradução, essa leitura das pessoas e resolver seus ambientes. O que vai muito além da originalidade em si, que já é uma premissa mínima em nossa área de atuação. Considero personalizar e desenvolver projetos que produzam impacto favorável, de forma expressiva. 

Ale: Arquitetura autoral, a capacidade de converter o briefing de cada família em um projeto de linguagem visual único, construir o espaço, exclusivo e com valor estético e viável – estrutural e financeiramente – para aquele cliente.

Vimos que o escritório de vocês é membro da Anfa Brasil, o que significa?

Ale: Anfa significa Academia de Neurosciência para arquitetura. A Mari é especialista em Neuroarquitetura e, por isso, membro dessa associação.

Mari: É uma formação nova no Brasil, com fundamentos e ferramentas valiosas para o trabalho em arquitetura com foco em qualidade de vida. A arquitetura sendo projetada em função das respostas cerebrais à elementos e características dos ambientes. Tendo como premissa ao projeto, residenciais, corporativos ou comerciais, conceitos como: conforto, acolhimento, biofilia, soluções de saúde, sustentabilidade, longevidade, entre outros. 

O que é a Granja e arquitetura na Granja pra vocês?

Ale: A Granja tem sido nossa casa, sou grato por estar aqui. Muito precisa ser feito para melhorar a infraestrutura, em todos os aspectos. Um lugar delicioso, que merece ser conduzido com seriedade e muito respeito. 

Mari: A Granja tem exemplares importantes de arquitetura competente em casas icônicas construídas em condomínios e bolsões mais antigos. São 60 anos de história. Muitas dessas construções, submetidas ao tempo e sem manutenção, tem um potencial de reforma e adaptação imenso. È uma cultura que valeria muito resgatar: resignificar, restaurar, reviver.

O futuro, o que pretendem estar fazendo nos próximos 20 anos? 

Ale: Entregar mais do que já entregamos em nosso trabalho hoje. Quanto mais a gente aprende, melhor somos. Nosso trabalho é essencialmente artístico, embora a técnica seja essencial.

Mari: É isso.

📌Depoimentos de clientes:

Paula e Edisson Stella

“Quando decidimos construir, em princípio seria uma casa mais simples, discreta, na qual amamos o projeto inicial! Ela teve que ser redesenhado por motivos técnicos de condomínio.

Ale e Mari são pessoas que realmente transmitem amor, cuidado e carinho com seus projetos! Uma dupla charmosa, com uma bagagem incrível, que estudam muito, e que fazem de tudo para realizar nosso sonho. Fora que, cá entre nós, a Mari dá um verdadeiro show em elegância e sofisticação no design de interiores e harmonização de cores! Seu jeito doce de falar cativa qualquer pessoa e o Ale, sem dúvida nenhuma, é um gentleman. Fora que são extremamente inteligentes e honestos.

Sabe aquelas pessoas que a gente sente prazer em estar juntos? Em trocar experiências? Assim foi crescendo uma amizade muito bonita e verdadeira, com uma admiração enorme por eles.

É muito bom estar ao lado deles, tê-los como amigos verdadeiros. Como eu havia dito; esta foi a melhor parte da obra. De vê-los tratar nosso tão sonhado lar, esperado por uma vida e que nos ajudaram com muito amor, carinho, dedicação e muito bom gosto! Daria aqui um livro em tão pouco tempo de conhecimento ao casal bem sucedido e íntegro que são Alexandre e Mariana!”

Karol e Wanderson Xavier Rocha

“Mariana e Alexandre,

Gostaria de expressar minha profunda gratidão pelo incrível trabalho que vocês realizaram no projeto do meu escritório. 

Desde o início, ficamos impressionados com o profissionalismo, a criatividade e a atenção aos detalhes demonstrados por vocês.

Cada aspecto do projeto reflete não apenas suas habilidades técnicas, mas também o compromisso em entender minhas necessidades e transformar minha visão em realidade.

O espaço que vocês criaram não só é funcional e prático, mas também inspirador e esteticamente agradável.

Obrigado por tornarem o sonho de um escritório perfeito uma realidade. Vocês são verdadeiros talentos em sua área e vamos partir para um novo projeto juntos. 

Com sincera gratidão”. 

Renata e Zósimo Nascimento

“Quando decidimos iniciar o projeto da nossa casa, tínhamos a certeza que teria que ser com os melhores: os artistas e arquitetos do escritório Meneghisso e Pasquotto. 

A gente tinha certeza absoluta de que eles conseguiriam entender exatamente o que nós queríamos em cada detalhe. 

Claro, eles conseguiram!

Ficamos impactados com o quanto o desenvolvimento do nosso projeto se encaixou exatamente dentro do que nós estávamos querendo em detalhes, beleza, elegância. Entenderam todas as nossas necessidades em funcionalidades que consideramos importantes. Aliás, eles conseguem imprimir a própria elegância nos projetos desenvolvidos. O resultado foi um projeto lindo e para nós, muito satisfatório. 

Ficamos mega felizes. 

Agora o próximo passo é estarmos juntos também na construção, assim, vamos garantir que tudo fique perfeito, da mesma forma como ficou o projeto inicial. 

Obrigada Ale e Mari, vocês são fantásticos no que se propõem a fazer.”

Leandro e Fernanda Almeida

“Para eu e minha esposa, a escolha do escritório de arquitetura para o desenho do novo lar da nossa família transcendeu os aspectos técnicos e o rico portfólio que a Meneghisso e Pasquotto nos apresentou.

Nossa escolha foi pautada também pelo atendimento primoroso, pela linguagem contemporânea e pelo repertório criativo que, aliados à uma sólida e vasta experiência, nos proporcionou um projeto que transparece nossas personalidades e onde desejamos viver a melhor parte de nossos dias.

A influência da personalidade do casal de arquitetos também foi um ponto alto na construção das ideias. Temos a certeza de que cada detalhe é cuidadosamente pensado para que seja funcional, elegante, viável e duradouro.

Depois de dois anos de jornada, o tempo já provou que acertamos na decisão!”

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?