Tirolesa em Santa Lúcia, a Ilha das Bananas

Se aqui, dizem, tudo acaba em pizza, na Ilha de Santa Lúcia, no Caribe,  tudo acaba em banana. Dos chapéus de folhas entrelaçadas aos pratos típicos, a fruta é tanto protagonista quanto coadjuvante. Até ketchup e molho barbecue são feitos com banana. Sem falar no purê e nos chips que guarnecem as receitas.  Também não é para menos. A produção da fruta responde por 40% das exportações, sendo a União Européia a maior compradora.

A pequena ilha vulcânica fica no leste do Caribe, próxima à Martinica, Barbados, Grenadinas e St. Vincent e é um tanto diferente das demais. Tem praias lindas e um mar verde-esmeralda, mas também montanhas cobertas por uma densa vegetação, muitas descendo até o mar e formando enseadas protegidas. Seu cartão postal são os montes Pitons, ambos  pontiagudos, com mais de 700 metros.

Santa Lúcia está na rota do turismo de luxo, com resorts de muitas estrelas e restaurantes idem,  E você pode chegar lá numa das escalas dos navios de cruzeiro que congestionam o pequeno porto de Castries, a capital.

Nós (meu marido, Les, eu e um grupo de amigos) chegamos de lancha a partir de Fort-de-France, na Martinica, num roteiro privativo pelas ilhas. Foram só 9 horas de permanência e o programa priorizou uma tirolesa no alto das montanhas. Pode parecer comum, mas não é tão simples para quem já frequenta os 60 + ou qualquer outro nome que inventaram para descrever essa porção da vida.

A Rainforest Adventures oferece o passeio desde o porto. A diversão começa com o embarque numa gôndola que leva ao alto da montanha, a 600 metros acima do nível do mar. Ela sobe bem devagar, passando ao lado da copa das árvores que, com calor e a umidade, atinge proporções gigantescas.

Depois de colocar todos os apetrechos de segurança e receber algumas instruções, estávamos todos prontos. São várias etapas de descida e tudo começou muito bem. Até que, ao sair da terceira plataforma (são 16), eu parei de descer. Pressionei a carretilha para a frente e…nada! Fiquei suspensa naquela altura, acho que pelo menos a uns 400 metros do chão, sem conseguir ir para a frente, muito menos para trás. Para piorar, uma chuva fina começou a cair (é o que dá brincar numa rainforest!). A descarga de adrenalina somada à chuva fina me deixaram totalmente ensopada. Mas, por experiência adquirida  depois de vários perrengues, sempre carrego outra muda de roupa na mochila.

Após uns dois minutos, que pareceram horas, vejo um dos instrutores deslizar na minha direção por uma corda auxiliar. De pernas abertas, ele me enlaça fortemente e fica repetindo “take it easy”, fazendo nós dois descermos em alta velocidade até a próxima plataforma. Segundo ele, eu havia me alimentado pouco no café da manhã e estava muito leve. Foi uma piada, claro. Na verdade, imprimi pouco impulso na saída da plataforma – um conceito básico de Física. Les aprendeu a lição melhor do que eu e sua performance foi um sucesso.

Depois dessa, fiquei feliz em apreciar uma boa refeição e fazer umas comprinhas básicas no comércio local..Mas se você quer trazer alguma coisa realmente única, compre um vidro de ketchup de banana, num tom de amarelo intenso. A marca mais tradicional é a Viking e a receita leva também vinagre, especiarias e alho fresco. Prove seu sabor em qualquer restaurante local, caso queira uma prévia. É muito bom!

O Que Você Precisa Saber

Não há vôos diretos entre o Brasil e Santa Lúcia. A forma mais prática é ir até Miami, nos Estados Unidos, e de lá voar até Castries, a capital. A viagem dura 3h35m. Você também pode fazer uma visita rápida numa escala de um cruzeiro. Quase todas as linhas marítimas no Caribe programam uma passagem pela ilha. Ou ainda comprar um roteiro de barco que sai da Martinica e visita outras ilhas. Nós alugamos com alguns amigos uma lancha Sea Ray 550 Sedan Bridge com 3 cabines, cozinha equipada, refeições, serviço de bar e tripulação. Com capacidade para 10 passageiros, sai em torno de U$90 por dia para cada um. O valor pode ser negociado dependendo do número de dias e há opções mais baratas se você não incluir tripulação, alimentos ou bebidas. Pesquise em clickandboat.com ou viravira.co, dois sites que trazem ofertas no mundo todo.

A moeda corrente é o dólar do Caribe Oriental que vale 2,70 para cada dólar americano. Mas tanto a moeda norte-americana quanto o euro circulam livremente.

A Rainforest Adventures (606 Car Park, Castries) oferece 4 programas diferentes, com acompanhamento de guia: passeio de gôndola pela floresta, de 2h30m (U$75); trilha na floresta, de 3 horas (U$45); tirolesa, de 2 horas (U$65); e um pacote completo, de 4 horas (U$85). Funciona a partir das 9 horas da manhã e você compra tudo pelo site rainforestadventure.com.

Por: Lorien Saviano
[email protected]

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?