Cerâmica na arquitetura e na decoração: lindo, acessível e atual

Proveniente da argila, a cerâmica compreende todos os materiais inorgânicos, não metálicos, obtidos geralmente após tratamento térmico em temperaturas elevadas.

A cerâmica é um dos materiais mais antigos produzidos pelo homem. Começou a ser utilizada desde os tempos antigos, na construção de casas, vasilhas, armazenamento de alimentos, vinhos, óleos, perfumes e até como superfície para escrita.

Principalmente no Oriente Médio, a sociedade percebeu que o uso da cerâmica para revestir pisos e paredes trazia inúmeras vantagens. A popularidade veio em meados do século XX, após a Revolução Industrial, quando a produção em larga escala tornou o revestimento cerâmico acessível para toda população, e não apenas para a nobreza.

A colonização de Portugal também influenciou na chegada de revestimentos cerâmicos no Brasil. Normalmente, as placas cerâmicas eram trazidas em forma de “painéis” e eram utilizadas como decoração, retratando paisagens e cenas bíblicas de Portugal.

Há uma variedade de modelos de cerâmica, e esse é um tipo de revestimento bastante utilizado nos projetos arquitetônicos, e traz vantagens como a de não ter manutenções específicas e ótimo custo-benefício. Saber como escolher modelos de cerâmica é essencial para que o projeto tenha resultados satisfatórios, e nesse caso, há uma infinidade de modelos e tipos de revestimentos que trazem as vantagens da cerâmica, incluindo o fato de ser um revestimento frio e uma ótima opção para regiões quentes, mantendo a temperatura agradável.

No Brasil, a abundância da matéria prima principal da cerâmica, a argila, estimulou o crescimento desse mercado, com características específicas para se adaptar ou compor diferentes ambientes. De início, o material era utilizado apenas para revestir ambientes internos, como decoração. Aos poucos, começaram a revestir fachadas devido suas qualidades antitérmicas e de durabilidade. O uso se popularizou principalmente no Norte, Nordeste e Rio de Janeiro.

Qual é a vantagem da cerâmica?

A cerâmica é um material acessível, sobretudo se a compararmos com materiais como a madeira, a pedra ou o papel de parede. Existe uma grande variedade acessível a todos os tipos de necessidade e orçamento. Além disso, a facilidade de instalação baixa o custo da mão-de-obra.
Outra vantagem é que a cerâmica está entre os modelos preferidos, principalmente, por ser prática de limpar. Esse fato vem do índice que mede a facilidade de limpeza de um piso, com escala de 1 a 5. A cerâmica se classifica como nível 3, 4 ou 5. O aspecto vitrificado faz com que ela não tenha poros.

Dica de ouro

A cor de porcelanato que suja menos são aquelas com tons médios. Opte por tons de cinza, bege, ocre e terracota. Vale lembrar que os tons muito claros, como branco, ou muito escuros, como o preto, sempre evidenciam a sujeira e devem ser evitados em locais que sujam com facilidade.

Pintando a cerâmica

Pisos e azulejos de cerâmica são lindos, mas é natural que se desgastam com o tempo. Estes revestimentos são produzidos a partir de uma mistura de argila e outras matérias-primas inorgânicas, possuem fácil manutenção e bom custo-benefício. Por isso, já foram o material favorito para cozinhas e banheiros – perdendo espaço, recentemente, para o porcelanato.
Se você tem em casa um piso ou parede com peças de cerâmica já sem brilho, com vários arranhões, e está preparando o psicológico (e o bolso!) para substituir todo o revestimento, saiba que esta não é sua única opção! Uma alternativa mais barata é utilizar tinta para pintar revestimentos e dar novos ares à superfície.

A barbotina é uma mistura de argila líquida e água, com uma consistência cremosa e fluida. É amplamente utilizada no processo de modelagem e moldagem de peças cerâmicas.
Peça exclusiva Santa Cerâmica

A Santa Cerâmica oferece cursos e aulas de pinturas para crianças e adultos. Ensinam a técnica de baixa temperatura, de pintura de peças decorativas ou utilitárias pré-fabricadas.
Além disso, vendem peças sob encomenda.
Infos: (11) 98580-5609
Av. São Camilo, 889, Sala 18

Cursos ministrados por
Paola Marchi, da Florilegus

Handmade
Apontada como uma das tendências mais fortes na decoração, as peças em cerâmica estilo handmade (feita à mão) ganham cada vez mais destaque no mercado.

Paola Marchi, da Florilegus, explica porque a cerâmica feita a mão é tão especial. “Fazer a cerâmica de forma artesanal envolve a escolha do material, em relação à cor, textura e disponibilidade. A técnica inclui todo o processo de criação, desde amassar a argila e entender o tempo certo de cada etapa, os cuidados, as queimas e, principalmente, a esmaltação”, explica a ceramista.

A Florilegus oferece cursos de técnicas manuais como placa e borbotina.
Infos: @florilegus
Local: Granja Viana, Cotia/SP
Legenda da foto: Cursos ministrados por Paola Marchi, da Florilegus



Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?