Nutrição na era digital

Você sabe diferenciar os conteúdos positivos e negativos sobre alimentação encontrados na internet? Saiba mais nesta matéria

As dietas mágicas encontradas na internet são aquelas que prometem resultados rápidos na perda de peso, mas que, muitas vezes, são baseadas em informações não científicas e não possuem embasamento nutricional adequado. 

Um dos principais problemas das dietas da internet é a falta de individualização. Cada pessoa possui necessidades nutricionais específicas, as quais variam de acordo com idade, sexo, peso, altura, nível de atividade física e condições de saúde. Portanto, seguir uma dieta genérica encontrada na internet pode não ser adequada para todas as pessoas e pode até mesmo ser prejudicial. 

Além disso, muitas dessas dietas são extremamente restritivas e difíceis de serem mantidas em longo prazo. Por isso, é possível que se acarrete uma relação negativa com a comida, como o desenvolvimento de transtornos alimentares e efeito sanfona, no qual a pessoa perde peso rapidamente, mas o recupera assim que volta a comer normalmente. Daí a importância da alimentação saudável orientada por um profissional.

Benefícios de uma alimentação saudável

1. Prevenção de doenças

Uma alimentação saudável desempenha um papel crucial na prevenção de doenças crônicas, como diabetes, doenças cardíacas e obesidade. Ao consumir alimentos ricos em nutrientes e evitar o consumo excessivo de alimentos processados e ricos em açúcares e gorduras saturadas, é possível reduzir o risco de desenvolver essas condições. Por exemplo, uma dieta rica em frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e reduzir o risco de diabetes tipo 2. 

2. Fortalecimento do sistema imunológico

Uma alimentação saudável também desempenha um papel importante no fortalecimento do sistema imunológico. Alimentos ricos em vitaminas C, E e zinco, como frutas cítricas, vegetais de folhas verdes e nozes podem ajudar a fortalecer as defesas do organismo contra infecções e doenças. Além disso,uma dieta equilibrada fornece os nutrientes necessários para a produção de células imunológicas e anticorpos, essenciais para a proteção do corpo contra agentes patogênicos.

3. Manutenção de um peso saudável

Uma alimentação saudável é fundamental para a manutenção de um peso saudável. Ao consumir alimentos nutritivos e controlar as porções, é possível evitar o ganho de peso excessivo e a obesidade. Além disso, uma dieta equilibrada ajuda a regular o metabolismo e a controlar o apetite, evitando a compulsão alimentar e os excessos. 

4. Melhora da saúde intestinal

Uma dieta saudável, com a inclusão de alimentos ricos em fibras, contribui para o bom funcionamento do intestino, prevenindo problemas como constipação e síndrome do intestino irritável. Alimentos como cereais integrais, leguminosas e frutas com casca são excelentes fontes de fibras.

5. Aumento da energia e disposição

Uma alimentação saudável fornece os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, o que resulta em maior energia e disposição para as atividades diárias. Alimentos como grãos integrais, proteínas magras e frutas fornecem energia de forma mais sustentada ao longo do dia.

6. Melhora da saúde mental

Estudos mostram que uma alimentação saudável está associada a uma melhor saúde mental, reduzindo o risco de depressão e ansiedade. Alimentos ricos em ômega-3, como peixes, nozes e sementes, e alimentos ricos em vitaminas do complexo B, como grãos integrais e leguminosas, são especialmente benéficos para a saúde mental. 

Por isso, te convido a viver uma experiência única: se conhecer melhor, e juntas, traçarmos um projeto para VIDA, de forma prazerosa e sem restrições alimentares, e sim com adequações. Ao invés do Projeto verão, vamos mudar para o Projeto de vida?

Mariana é casada, mamãe de duas filhas, atende o paciente de forma integrativa e individual, com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida às pessoas. Pós em Nutrigenética e Nutrigenômica com Tatiana Fuji; Pós em Nutrição Funcional e Estética no Centro Universitário Internacional; Fitoterapia; Especialização em microbioma intestinal; Especialização em Nutrição Clínica–USP. Co autora do livro “O corpo além da imagem”  Contatos: [email protected] / @nutrimarizt
Tel.: (11) 94178-3508

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?