Casa e Jardins
Quartos Infantis

O espaço em que a criança vive tem influência na sua formação

 

O espaço influencia o indivíduo. E o indivíduo interage com o espaço. Principalmente para as crianças, o espaço em que elas vivem tem importante influência na sua formação. Seus quartos, áreas de estar e lazer devem ser pensados para estimulá-los e para seu conforto. Um quarto bem-planejado e decorado estimula sua imaginação, sua iniciativa. O processo cognitivo, de aprendizado, é estreitamente ligado à imagem e à nossa interface com o ambiente. Ligado à imagem que recebemos e percebemos do mundo e dos objetos e muito baseado nos reflexos sensoriais: ver, perceber, sentir, interagir. O espaço ajuda a moldar o saber, a consciência, o agir.

 
Minha casa, meu refúgio!

Morar bem é sentir-se à vontade, relaxado e tranqüilo em seu “castelo” ou “casinha”. Isso não significa que seu espaço precisa ser relaxado. Ao aliar seu estilo a uma “overdose” de conforto e praticidade você transformará seu “cantinho” no melhor lugar do mundo para se viver.

A Tudo preparou este Especial de Decoração com matérias sobre detalhes importantes que podem tornar sua casa mais confortável, funcional, moderna e atraente para viver e receber a família e amigos. Confira também o guia de profissionais e serviços especializados no setor.





Revestimentos: tecnologia a serviço

da praticidade e nobreza


Funcionais, fáceis de limpar, com aparência de recém-colocados, os novos revestimentos adquiriram ares mais nobres: imitam mármores, granitos, madeiras, mosaicos etc.


Para qualquer estilo de casa: clássica, rústica ou moderna, há mais de uma centena de opções de pisos e revestimentos cerâmicos para as paredes. Já se vai longe o tempo em que os azulejos eram imprescindíveis em cozinhas e banheiros. Atualmente,uma das tendências, é colocar revestimentos somente nas áreas úmidas. Mas, isso não impede que nas demais áreas sejam colocados revestimentos como nos banheiros, por exemplo,os porcelanatos marmorizados, que  estão muito em voga. Também continuam os mármores, pastilhas de vidro e mosaicos de porcelanatos com relevos.

A proprietária da loja Portoro da Granja Viana, Adriana Coelho, ressalta que a maioria dos projetos atuais priorizam itens como beleza, praticidade e fácil manutenção. Os produtos mais procurados, conforme ela, são porcelanatos, esquadrias de PVC, produtos em poliestireno, como tijolos decorativos e  cimentícios que substituem as madeiras. “Tudo o que o nosso público deseja  é manter e realçar a  natureza do local.”, diz. Para revestimentos em cozinhas e banheiros ela destaca os patchworks repaginados, que são produtos inspirados em revestimentos antigos, com um toque atual que os torna sofisticados e aconchegantes. Outras opções são revestimentos com texturas e formas diferenciadas.

Já Gabriella Estellita, gerente de vendas da Via Cor Revestimentos, destaca os campeões de vendas da loja: para o living: Porcelanato que imita travertino romano  (Portinari linha travertino Clássico, Porto Design linha Canyon); Porcelanato que imita madeira  (Portinari linha Eco) e  Porcelanato que imita cimento queimado ( Portinari linha Clinquer, Cimento HD, Loft). Para a cozinha: Porcelanato polido marmorizado  (Portinari linha Marmi, Porto Design Linha Everest) e  Pastilha de aço inox com vidro ( Colormix Linha Urban) e para banheiros:  Porcelanato que imita madeira de demolição ou deck para dentro do Box           ( Portinari Linha Eco, Deck HD); Pastilha de mármore com vidro ( Glassmosaic Linha Stone) e Pastilha de vidro craquelado ( Glassmosaic Linha Ice, Junsui), entre outros.

Expo Revestir dita tendências

A edição 2013 da  Expo Revestir  realizada no início do ano no Transamérica Expo Center em  São Paulo, apontou, as últimas novidades em cerâmicas para revestimentos. Dentre os lançamentos estavam novas interpretações de materiais como pedras, mármores, madeiras e concreto, os grandes formatos e linhas de complementos e acessórios em material porcelânico. Materiais com aspecto pós-industrializado e desgastados ao longo do tempo, abrem um novo caminho para o design. Essas características, alinhadas à impressão digital e aos pequenos e grandes formatos, moldam as novas coleções da Eliane – que foram lançadas na feira. Na Coleção ArqGeo a força da pedra se funde com a nobreza e a elegância da madeira no porcelanato. Os veios marcantes e os tons contemporâneos traduzem luxo e beleza. ArqGeo permite a aplicação em ambientes residenciais ou comerciais, tanto em pisos e paredes, como em ambientes internos (acabamento acetinado e soft) e externos (resistente ao escorregamento).

A nova coleção Portobello, que foi apresentada ao mercado durante o evento, é composta de novas interpretações de materiais amplamente utilizados na arquitetura (como pedras, mármores, madeiras e concreto) e elementos de mais personalidade que servem como verdadeiros acessórios para a decoração de interiores como os mosaicos e as pastilhas. Os destaques ficaram por conta dos revestimentos que reproduzem mármores, que ganham uma gama ainda maior de formatos e superfícies. Além dos clássicos brancos, os novos mármores Bronze Armani e Gris Armani nos formatos 90x90, 60x120 e 30x120 .

As linhas Venice e Metropolitan foram as novidades da Lanzi. Desenvolvida para oferecer nobreza aos ambientes, a Venice levou como destaque a reprodução da elegância presente nas pedras naturais. O foco se volta para a perfeita reprodução do mármore, podendo ser aplicada tanto no piso, pelas peças monoporosas, quanto nas paredes, com o porcelanato.

Já a Metropolitan recria a beleza rústica do cimento nos ambientes. Com ar contemporâneo, a coleção traz sofisticação ao retratar nos espaços residenciais e comerciais a agitação dos grandes centros urbanos. Produzido em porcelanato, possui alta resistência mecânica, fácil manutenção e baixa absorção de água, podendo ser aplicado em pisos, paredes e fachadas.

Fontes: Via Cor Revestimentos-www.viacorrevestimentos.com.br/  Portofino-Portoro- Granja Viana-Tel: 4169-7848 / Expo Revestir – www.exporevestir.com.br





Aposte em peças de Murano

Quer estar em dia com o mais atual e chique objeto decorativo da moda/casa? Escolha o tradicional Murano. Nove entre dez arquitetos de interiores usam e abusam destas peças centenárias. Eles garantem: “É o máximo do bom gosto”.


Seja pelo colorido, pelo brilho, pela transparência ou pela história que carrega em cada peça, os vidros de murano são até hoje um dos materiais mais suntuosos da decoração residencial. Podem ser vasos, cinzeiros, bowls (tijelas), luminárias ou simples pesos de papel. Criado na ilha de Murano, nos arredores da cidade italiana de Veneza, por volta do século XII, o trabalho em vidro que recebe o mesmo nome da ilha é marcado por seu caráter artesanal na moldagem do vidro incandescente. A partir de movimentos manuais e sopros na medida certa, os artesãos – muitos deles vindos de famílias que dominam a técnica há mais de século – criam formas e detalhes surpreendentes em objetos que são verdadeiras obras de arte.

Graças a estes artistas e o aprimoramento de suas técnicas de produção, hoje o comércio desse tipo de vidro é difundido e valorizado no mundo todo. O design exclusivo proporcionado pela fabricação artesanal do murano merece um lugar de destaque na casa, com iluminação adequada. Isso é essencial para que se possam observar todas as suas nuances. Os decoradores recomendam até misturar várias peças de murano em um mesmo ambiente, como se fosse uma coleção. Eles chamam a atenção para o colorido dos vasos, item coringa na decoração, assim como pelos lustres do mesmo estilo. E acrescentam que os objetos que mais facilmente se adaptam às decorações atuais são as bolas decorativas, peças pequenas, que podem ser usadas como pesos de papel ou simplesmente para enfeitar. Para a arquiteta Beatriz Dutra, as peças antigas estão no "topo da lista".  Ela também recomenda miniesculturas e até quadros apoiados nas estantes ou mesas. “Obras de arte são sempre bem-vindas”, enfatiza.

 “A maioria dos projetos atuais priorizam itens com beleza, praticidade e fácil manutenção.”

 “Campeões de venda em lojas especializadas: Porcelanato que imita travertino romano para salas; Pastilha de aço inox com vidro para cozinhas e Pastilha de vidro craquelado para banheiros.”




Efeitos decorativos que

renovam ambientes

Painéis fotográficos com imagem em alta definição permitem ter o mar dentro da sala ou um pôr do sol que nunca se põe, no quarto. Da mesma forma os adesivos mudam o visual do ambiente, de móveis e podem ser trocados de tempos em tempos.


Apesar de muitos arquitetos não serem adeptos principalmente de adesivos em paredes por julgarem “de gosto duvidoso”. Tudo depende do adesivo e onde será colocado. De gosto duvidoso ou não, a verdade é que os adesivos pegaram para valer. Existem de todos os tipos, cores, desenhos e até exclusivos. Para quem busca baixo custo, praticidade e versatilidade eles mudam a cara de qualquer ambiente e podem ser usados em todos os cômodos da casa. É possível encontrá-los de vários tamanhos, cores e desenhos. Esse tipo de decoração pode ser trocada a qualquer momento, pois é fácil e rápido de aplicar. Por serem impressos em alta definição, os adesivos são muito mais realistas que u m papel de parede. Há diversas empresas que personalizam estes adesivos de acordo com a inspiração e a criatividade do cliente. Dá até para revestir móveis com papel adesivo. O mercado dispõe de opções coloridas e estampadas, inclusive as que imitam madeira e mármore. A solução é excelente para renovar uma mesinha de centro que já ficou com carinha de antiga, por exemplo,

Agradar um adolescente (independente do sexo) sempre é complicado e ainda mais quando o assunto é decoração do quarto. Uma proposta econômica para agradá-los e bem bacana é o adesivo de parede. Muitas empresas tem a categoria "teen". Uma das sugestões neste segmento é o adesivo de parede decorativo com uma silhueta teen que tem a figura de uma moça em pé e pode ser confeccionado em várias cores (o tamanho é de 64×23 cm) e fica bem em um quarto e até sala. Outra sugestão é o adesivo de parede com a silhueta teen no formato 87×47 cm que tem um tamanho maior que o anterior e ideal para quem tem uma parede maior disponível em seu ambiente.Os fabricantes confeccionam os adesivos na cor desejada e o preço é bem convidativo de R$ 19,99 (o primeiro) e R$ 24,99 (o segundo).

Já no caso de painéis fotográficos a controvérsia entre arquitetos e decoradores não é tão grande. No evento mais badalado do setor a  "Casa Cor "do ano passado por exemplo, um dos quartos teve uma parede inteira reproduzindo jujubas. No mesmo evento uma das salas de estar mostrava um enorme painel com uma grande imagem aérea noturna, mostrando a iluminação urbana. Portanto o que fica é o de sempre: bom senso para escolher a imagem certa para o lugar certo.

Fontes: www.visualprintadesivos.com.br /execut.com.br/ g1.globo.com

_____________________________________________________________


“Para quem busca baixo custo, praticidade e versatilidade eles mudam a cara de qualquer ambiente e podem ser usados em todos os cômodos da casa.”


 
<< Início < Anterior 21 22 23 24 25 Próximo > Fim >>

Página 22 de 25

Indique !