Casa e Jardins
Espaços aconchegantes

Soluções simples podem transformar a sua casa

Por Beatriz Dutra


Nada como chegar em casa após um dia exaustivo e ter um espaço aconchegante para relaxar!!!  Um lugar gostoso, que reponha todas as energias perdidas durante o dia. Esse espaço pode ser em qualquer lugar da casa: sua sala, seu quarto ou até um  cantinho: uma banheira com uma cromoterapia, uma sauninha dentro do box, uma poltrona confortável num canto do quarto ou do escritório,  um  sofá aconchegante numa saleta, um canto perdido embaixo da escada, uma pequena copa para refeições com a família.

Algumas soluções simples e sem grandes investimentos podem transformar algum espaço num lugar especial e muito aconchegante!

Iluminação: tanto a natural quanto artificial são bem vindas.  Procure usar lâmpadas com temperatura de luz quente.

Cores: as cores menos vibrantes são mais aconchegantes, porém tons escuros desde que neutros são bem-vindos. Cores quentes como tons terrosos são mais aconchegantes que cores frias como os tons azulados e esverdeados. Mas se adora verde ou azul, vale usar, daí compense com cortinas densas e coloque uma cor mais quente em acessórios para contrastar.

Revestimentos de parede: este item é importantíssimo para tornar o ambiente mais confortável. Tecidos ou papéis de parede ajudam basante. Para quem gosta de um ambiente mais clean, pode usar um linho na parede, além de continuar limpo, fica chique e bem agradável . As demais padronagens e cores dependem do gosto e estilo que de cada um.

Madeira: painéis, pisos e toques em madeira ou em móveis ou em objetos, também ajudam a deixar o ambiente acolhedor.

Cortinas: estas são fundamentais. Sem cortinas fica difícil de deixar os ambientes gostosos. Em casas muito modernas, com um paisagismo exuberante, as cortinas são deixadas de lado, daí temos que compensá-las com todos os outros elementos decorativos. Cortinas dão alma à casa. Elas emolduram as janelas, ajudam a absorção do som, embelezam a decoração. Hoje com a alta tecnologia encontramos tecidos que são facílimos de limpar não acumulando muito pó e podendo ser lavados  em casa.

Tapetes: outro ponto importante para tornar o ambiente aconchegante.  Os tapetes “vestem” a casa!! Uma casa sem tapetes, parece um mostruário de móveis. Claro que nem todos os ambientes precisam ter tapetes, às vezes até ambientes pedem para não ter tapete, mas para ter aconchego é fundamental!!  Assim como as cortinas, hoje temos tapetes que são fáceis de limpar ou laváveis.

Flores e plantas: estes elementos trazem vida ao ambiente. Eles são fundamentais no caso da ausência da cortina. Eles até podem estar do lado externo do ambiente, mas influenciarão diretamente na decoração.

Para finalizar: não se esqueça dos acessórios. Os objetos dão um toque especial. Os abajures são bem importantes para dar uma luz aconchegante.

Portanto, não precisa mudar a decoração, basta complementá-la. Mãos à obra!!


Fonte:

Beatriz Dutra (arquiteta)

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 
Favorecendo o Meio Ambiente

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 10 de 24

Indique !