ENTRE VIKINGS E AURORAS BOREAIS – A NORUEGA TE ESPERA!

Aperte os cintos porque a equipe da Revista Tudo vai levar você para se aventurar pelo país mais feliz do mundo, a Noruega. Segundo o Relatório Mundial da Felicidade 2017, a nação escandinava lidera o ranking entre 155 países. O levantamento levou em consideração: expectativa de vida, Produto Interno Bruto (PIB), percepção de apoio recebido no ambiente social, confiança no governo, liberdade de tomar decisões próprias, generosidade em relação a doações, entre outras coisas.

Também pudera. A morada dos lendários vikingsexploradores, guerreiros, comerciantes e piratas nórdicos que viviam na região que hoje abriga a Noruega, Suécia e Dinamarca – é cenário de fenômenos naturais indescritíveis como auroras boreais e o chamado sol da meia-noite, e oferece inúmeras atrações turísticas e uma gastronomia nórdica que vai muito além do famoso bacalhau.

Localizado entre a Suécia, a Finlândia e a Rússia, o gelado país europeu possui 5 milhões de habitantes, sendo que, aproximadamente, um milhão vive na capital, Oslo, famosa por suas construções coloridas (característica comum em países nórdicos). A cidade é a maior do país e está entre as mais caras do mundo, lado a lado com grandes metrópoles como Paris e Tóquio.

A capital é imperdível, mas existem cidades igualmente incríveis que merecem ser visitadas. Uma delas é Bergen, a segunda maior do país, que serviu de inspiração para o filme Frozen, da Disney. Tromso, a “capital das auroras boreais” é parada obrigatória. Flam, para quem curte esportes radicais, também. O passeio de bike por suas montanhas é recomendadíssimo. E Geiranger, então? Lá você vai ver um dos fiordes - vales rochosos inundados pelo mar que são gigantescos – cercado por montanhas de 1.700 metros (alto para dedéu!).

Nossa dica é que você viaje entre maio a agosto – primavera e verão, respectivamente. Durante o inverno o frio é terrível e fazer trilhas ou passeios de barco e caiaque pelos fiordes, por exemplo, será impossível. O pacote para uma viagem de 20 dias sai a partir de 6.823,27 reais por pessoa pela CVC Viagens, sem as taxas.
Pronto para embarcar?



Mudando de ares
Em junho fará um ano que a fotógrafa Tamara Lopes trocou o clima tropical do Brasil pelo frio norueguês. A decisão veio a partir de um relacionamento que começou no Facebook e resultou em casamento. “Eu vim para a lNoruega para conhecer o meu marido; deu tudo certo e resolvi me mudar por causa dele. Antes disso, nunca tinha morado em outro país. O custo de vida aqui é muito alto, mas a qualidade de vida também. Apesar dos noruegueses serem um pouco fechados, fui recebida muito bem” conta.

Tamara criou um canal no Youtube chamado “Morando na Noruega”, onde compartilha o seu dia-a-dia e dá dicas para outros brasileiros que queiram visitar ou se mudar para o país. “O canal tem sido uma ferramenta muito boa para a troca de experiências. Aqui é maravilhoso. Me sinto segura” finaliza.

Passo a passo
A Tudo preparou um roteiro completo para que você e a sua família possam curtir a Noruega da melhor forma possível. Prepare os passaportes e vamos nessa!

Hospedagem
Para acompanhar todas as atrações das cidades norueguesas, é preciso ter um bom local para repousar, certo? Por isso, um hotel de qualidade é item indispensável para uma experiência inesquecível em qualquer viagem. Veja as opções (a partir de 305 reais) baixando, gratuitamente, o App da Tudo pela Apple Store ou Google Play.

Comilança
Prepara-se para conhecer uma culinária que vai muito além do famoso bacalhau. Separamos quatro opções imperdíveis de restaurantes que vão fazer com que você queira voltar o mais rápido possível para a Noruega. Se você tem a fome de um viking, embarque nas melhores sugestões. Veja as opções (a partir de 47 reais) baixando, gratuitamente, o App da Tudo pela Apple Store ou Google Play.

 

Batendo Perna
Chegamos na melhor parte da matéria! O território norueguês é cenário de incontáveis atrativos turísticos e nós, é claro, separamos os melhores para você.
Spoiler: natureza por todos os lados.

- Aurora Boreal
Só de começarmos a falar sobre esse fenômeno extraordinário da natureza, já bate aquela vontade de voar hoje mesmo até Tromso, a cidade norueguesa conhecida como a “capital da aurora boreal”. Ô se dá! Para apreciar o momento único, basta pegar um voo da capital, Oslo, que custa em média 250 reais. Ah! É importante ressaltar que a época mais propícia para observá-la é entre os meses de setembro e março.

- Sol da meia-noite

O verão na Noruega é bastante peculiar. Por dois meses, o sol praticamente não se põe e, apesar de a luz perder intensidade a medida em que a noite vai chegando, após a meia-noite ela volta a brilhar como se fosse de manhãzinha denovo. Separamos os locais e as datas em que o fenômeno acontece, então, programe-se:

 

Círculo Ártico: 4 de junho - 8 de julho / Bodo: 4 de junho - 8 de julho / Ilhas Lofoten - 28 de maio - 14 de julho / Tromso - 14 de maio - 29 de julho / Cabo Norte - 14 de maio - 29 de julho / Svalbard - 20 de abril - 22 de agosto

- Fiordes
Antes de mais nada, caso você não seja muito fã de trilhas, repense. Na Noruega, elas te levarão para lugares com vista direta para os fiordes. É essencial se preparar fisicamente, já que, para uma recompensa como essa, os caminhos costumam ser longos. Roupas adequadas para o frio, chuvas e ventos fortes são indispensáveis, ok? A trilha mais famosa e a “mais fácil” de chegar é a Trolltunga. Para chegar até lá saia de Bergen e vá até a cidadezinha industrial de Odda, que fica próxima a trilha. De ônibus o trajeto é de quatro horas e custa em média 100 reais.





Veja mais opções de passeio baixando, gratuitamente, o App da Tudo pela Apple Store ou Google Play.

 

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A NORUEGA
- O preço do combustível na Noruega está entre os mais caros do mundo para estimular as pessoas a utilizarem o transporte público (que, aliás, é ótimo e de muita qualidade), além de poluir menos;
– O túnel de Laerdal é o maior túnel do mundo, com 24 quilômetros de extensão;
– A Noruega é um dos países mais ricos do mundo, além de ser considerado o mais pacífico;
– Você só pode comprar álcool no país em lojas específicas chamadas “Vinmonopolet”. As cidades só possuem uma ou duas dessas lojas, sendo que em vilarejos é quase impossível encontrar álcool para comprar;
– Se você é preso dirigindo alcoolizado na Noruega, as penas são extremamente severas. Você ficará 30 dias na prisão sem poder pagar fiança, além de perder a licença automaticamente por um ano inteiro e pagar impostos que passam dos 10% de sua renda mensal;
– Lojas de comida não abrem aos domingos;
– Existem mais de 450 mil lagos na Noruega;
– O musical da Disney, Frozen, é inspirado em um conto dinamarquês, porém todo o visual do filme é baseado nas paisagens e na cultura da Noruega;
– É proibido por lei morrer na cidade de Longyearbyen. O governo proibiu de enterrar os corpos por lá porque foi detectado que o frio extremo não permite que os corpos entrem em decomposição, congelando-os por completo. Aterrorizante, né?


Para assistir

Vikings
Você é fã de séries e quer conhecer mais sobre a história dos vikings? A Tudo indica então a série Vikings, produzida pelo History Channel e que, até o momento, está na sua 5ª temporada. A história gira em torno Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel), um agricultor e guerreiro que acredita ser descendente direto do deus Odin - principal deus do clã dos deuses Asses, o mais poderoso clã de deuses da mitologia nórdica - que decide partir e lutar para conquistar novas terras.




Legendas
Foto 1 – Oslo, a colorida capital da Noruega

Foto 2 - Sol da meia noite / Créditos divulgação Visit Norway

Foto 3 – Tamara trocou o Brasil pela Noruega

Foto 4 - Casas nos Fiordes

Foto 5 - Aurora Boreal / Crédito: Joshua Strang

Foto 6 – Noruega

Foto 7 - Fiordes / Foto - Havard Myklebust

 

Indique !