A Magia da Capital Turca

 

Pela terceira vez desembarquei em Istambul com o brilho nos olhos.

Viajar pela excelente companhia aérea Turkish já é um deleite a todos os viajantes. Sua classe executiva escancara conforto e excelência no atendimento.

Imaginem as delícias que são servidas com sabores exóticos do Oriente? Inexplicável!

A capital turca continua linda, mesmo após os acontecimentos trágicos de 2016 com atentados diversos.

Uma cidade hoje muito policiada, segura e cheia de vida, cheia de alegria.

O povo e a política estavam bastante agitados aguardando a votação para a ampliação dos poderes ao então presidente Recep Tayyip Erdogan. Dito e feito: poderes ampliados. A Comunidade Europeia não está nada feliz. Nadinha.

Enfim não falemos de política e sim de um turismo exemplar.

Ficamos hospedados no magnífico Ciragan Palace Kenpinsky, um antigo palácio imperial otomano que tornou-se um dos mais luxuosos hoteis do mundo. Simplesmente fora do normal.

A sofisticação estava presente em todos os cantos. Flores maravilhosas preenchiam vasos e jarros espalhados perfumando todos os ambientes. O café da manhã do hotel Ciragan é um dos mais impressionantes que vi em minha vida, além de delicioso e pecaminoso (risos).

E as lojas dentro do hotel então, todas Triple A.
Mulheres, atenção:  os turcos são bastante sedutores, cuidado com a lábia deles.

Fui duas vezes ao SPA e não queria mais sair dali; um relax total pra mente, corpo e espírito. Que serviço!

Sair de uma competente massagem, subir ao quarto e abrir a janela da sacada de cara com o Bósforo (é um estreito que liga o mar Negro ao mar de Mármara e marca o limite dos continentes asiático e europeu na Turquia ) é algo único, perfeito e mágico.

Caminhamos por toda a cidade visitando as emblemáticas Santa Sofia e Mesquita Azul, ícones da religiosidade local. Luxo, puro luxo e deslumbramento.

Visitamos também o riquíssimo Palácio Topkapi, moradia dos antigos sultões que governavam o país.

O gigantesco Gran Bazar sempre nos deixa encantados e querendo comprar todas aquelas maravilhas a nossa frente.  A vontade é de levar de tudo um muito; nada de pouco.

O Bazar das Especiarias ou Bazar Egípcio hipnotiza os olhos e o estômago, pois são tantos doces maravilhosos, tantos chás deliciosos e tantos temperos diferentes que queremos cair de boca em TUDO.

As pessoas sempre muito sorridentes recebem-nos de braços abertos.

O mix do contemporâneo e do antigo estão em todos os cantos e não conseguimos deixar de apreciar a beleza da cidade um só segundo.

Uma cidade para ser visitada e ser vista diversas vezes.

Um detalhe me encanta: a gastronomia. Sou apaixonado pela comida árabe e os turcos são bastante especialistas naquilo que fazem. Possuem seus toques especiais diferenciando a comida de outros países com o mesmo DNA.

Meu desejo hoje? Que o grande tapete voador conduza-me tantas outras vezes a esse destino encantador, lúdico, apaixonante.

Dourada, ensolarada, cativante. Istambul e suas infinitas lendas e belezas.


 

Indique !