Dois integrantes da quadrilha do PIX são presos em Cotia

Na noite do último sábado (25), dois integrantes da quadrilha do PIX foram presos em Cotia. A ação foi realizada assertivamente pela Guarda Civil Municipal da cidade.


Segundo fontes da TUDO, “os trabalhos continuam até que toda a quadrilha esteja atrás das grades e que possamos voltar a viver com tranquilidade”.


Para quem não sabe, Cotia está vivendo semanas difíceis devido a sequestros de uma gangue conhecida como “quadrilha do PIX”. Eles sequestram moradores da cidade em troca de dinheiro via transferência digital.

Projeto Vizinhança Solidária

Moradores da Estrada do Capuava, que liga os municípios de Embu Das Artes e Cotia, se unem em prol da segurança das casas, condomínios e comércios da região. O ‘Vizinhança Solidária’ abrange 8 quilômetros de distância e visa proteger os cidadãos de crimes como assaltos e sequestros, que têm se tornado frequentes no local, além de estabelecer um vínculo solidário entre vizinhos.

O projeto teve início em julho deste ano, pois a crescente criminalidade em Embu e Cotia amedrontava os residentes – apesar da maioria morar em condomínios fechados, eles não se sentiam seguros nas ruas de seu próprio bairro. Só em 2021, mais de 153 criminosos foram presos em flagrante na cidade, e muitos outros casos permanecem sem solução.

“Essa é uma iniciativa 100% dos moradores”, afirma Marco, um dos fundadores do Vizinhança nesta região. Junto à Viviane e outros 12 residentes insatisfeitos, e moradores de um residencial no Capuava, foram atrás e mobilizaram comerciantes locais, empresários e outros condomínios e moradores do bairro para apoio da ideia.

Hoje, o projeto soma mais de 500 pessoas – dentre elas, empresários e comerciantes da região, a presidente de um grande residencial que aderiu à iniciativa e o CONSEG, Conselho Municipal de Embu das Artes, responsável por estreitar as comunicações do Vizinhança Solidária e as polícias militar, civil e guarda municipal.

Tendo como seu principal objetivo a prevenção primária e o resgate do entrosamento e convivência social entre os vizinhos, a presidente do CONSEG de Embu das Artes , Halana, afirma que o projeto “é um instrumento de prevenção social e esse vínculo facilita o policiamento primário”. Veja entrevista com Viviane , uma das tutoras do Programa:

Reunião dos líderes do projeto Vizinhança Solidária

Leia mais aqui:

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?