Mercado imobiliário: perspectivas para o presente e futuro da área

O Mercado imobiliário da região de Cotia tem se mostrado resiliente aos desafios apresentados pela Pandemia, e pela recente, e ainda perturbadora invasão da Rússia à Ucrânia. Esses efeitos todos desencadearam um desarranjo nas cadeias de suprimento para a construção civil, e, principalmente, uma inflação nos preços da energia e combustíveis. Apesar disso, a economia brasileira parece ter se antecipado e alguns indicadores já começam a despontar favoravelmente, indicando um final de ano promissor para quem deseja mudar de casa, comprar um imóvel novo, ou mesmo construir.

A primeira razão, é que a inflação parece estar desacelerando, inclusive com o terceiro mês consecutivo de queda dos índices, inclusive com deflação (redução dos preços). Na construção civil, o indicador do INCC (índice Nacional da Construção Civil) que chegou à 13,65% a valores anualizados, projeta uma redução com previsão de se fechar o ano em valores abaixo de 10%. Isso é importante, pois indica que os custos da produção de imóveis vão estabilizar o que reflete numa maior acessibilidade aos preços dos imóveis. Outro fator que demonstra o otimismo, a taxa de juros Selic, está estabilizada em 13,75%, não tendo aumentado os encargos do financiamento imobiliário; tanto é verdade que a Caixa Econômica Federal teve contratação recorde no mês de setembro, superando toda a série histórica.

E, a depender da política fiscal do novo governo, tudo leva a crer que teremos redução da taxa de juros no segundo trimestre de 2023, o que propiciará um maior acesso aos financiamentos imobiliários.

Na nossa região, algumas boas notícias também indicam o crescimento do mercado imobiliário; os lançamentos de novos empreendimentos (casas, lotes e apartamentos) seguem num ritmo de crescimento adequado à demanda, e novas tipologias estão sendo implementadas, como condomínio de casas em loteamentos fechados, loteamentos novos em Caucaia do Alto, na região da Fernando Nobre, entre outros.

E como fica o trânsito?

No que se refere à mobilidade urbana, problema crônico da nossa região, as obras de intervenção na Rodovia Raposo Tavares devem ser licitadas até Dezembro do corrente ano, assim como já está em curso a obra da estrada de ligação da Raposo Tavares à Rodovia Castelo Branco no Km.46,  Estrada Elias Alves da Costa, que ligará o Centro de Vargem Grande Paulista ao Centro de Itapevi, propiciando alternativas para quem mora na nossa região, e tem que se dirigir à São Paulo, Alphaville e adjacências.

Valorização dos Imóveis

Para além disso, vários empreendimentos que trazem centralidade a nossa região estão se instalando, seja o Parque dos Elefantes (zoológico com parque de Diversões no Km. 39), seja o centro logístico no mesmo Km.39, além de hospital privado em Vargem Grande Paulista, seja o novo Shopping no Tijuco Preto, e mesmo o Mixed Use que está em implantação no Centro de Vargem Grande Paulista. Tudo isso nos dá a dimensão que o desenvolvimento sustentável na nossa região vai seguir de vento em popa. O momento é excelente para aquisição de imóveis, e o ano que vem, promete um excelente desempenho para nossa região. A hora é de comprar! Acredite e boa pesquisa nesse especial do mercado imobiliário da Revista TUDO.

Caio Portugal
CEO – GP Desenvolvimento Urbano
www.gpdesurb.com.br

Presidente da AELO – Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano do Brasil
www.aelo.com.br

Vice-Presidente do SECOVI-SP – A Casa do Mercado Imobiliário
www.secovi.com.b

O novo perfil do consumidor

A pandemia da COVID mostrou que realizar investimento em imóveis é uma das melhores saídas na atualidade, pois isso promove segurança e rentabilidade na carteira de ativos.

Além disso, foi um dos maiores causadores para as mudanças de tendência deste e do próximo ano. Muitas pessoas têm procurado imobiliárias para que possam aumentar e proteger seu patrimônio.

Por conta desse acontecimento, muitas pessoas tiveram a necessidade de fazer melhorias em suas casas e por conta da necessidade de trabalhar remotamente e isso gerar maior necessidade de conforto e espaços maiores.

Qual a tendência do mercado imobiliário para 2023?

Com a taxa da Selic diminuída, o mercado imobiliário tem se tornado bastante atrativo, pois os juros relacionados ao financiamento diminuíram de forma significativa.

Em 2021 o mercado foi marcado por uma alta da taxa Selic. Em 2023 a previsão é de que o mercado passe por novas e atinja até o fim do ano uma média de 11,5% de acordo com o Banco Central.

Isso com certeza terá um impacto no mercado imobiliário, mas esse não é um cenário ruim. Os especialistas dizem que a compra e venda de imóveis ainda continuará sendo uma grande tendência para o próximo ano.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?