Tailândia – você pode ir!

Tailândia é um país grande. Em seu tamanho, lembra o nosso.

Tudo começou com um convite e 4 anos 1|2 depois , lá estava eu. O país do sorriso me mostrou sua grandeza e beleza fascinantes. Em meio à gentileza da sua gente e cultura absolutamente diferente da nossa, eu e Ana resolvemos te contar tudo o que você precisa para viajar fácil e saber como desfrutar a inesquecível Tailândia.

Antes porém, quero nos apresentar: Eu e Ana morávamos na Granja Viana . Conheci Ana como minha paciente de RPG e ao longo da nossa jornada ficamos amigas. Ana mudou-se para Ásia com sua família e ao se estabelecer na Tailândia jogou seu anzol para me fisgar, o que aconteceu no final de abril desse ano, e lá fiquei por um mês.

Antes das dicas que vamos dar, quero muito te contar algumas coisas da minha viagem.

Vamos lá!

Eliana Tessitore em Phuket JBond Island

Tailândia é um país que tem duas estações no ano: Verão e Chuvas. Quer dizer: faz calor o tempo todo, com temperatura média de 36 graus, que refresca na época das chuvas.

Abril e maio praticamente não chove e faz calor, assim você pode viajar para todas as regiões e aproveitar os passeios.

Fui direto pra Bangkok, capital da Tailândia. Cidade muito grande em plena explosão de prédios imensos contemporâneos junto a construções antigas e templos.

Chang Mai Wat Chedi Luang

Após dois dias da minha chegada já embarcamos para o Norte: Chang Mai e Chang Rai. Fomos de avião e já contratamos uma motorista que nos acompanhou todo tempo e foi ótimo. Valeu muito a pena o custo-benefício, pois otimizou nosso tempo possibilitando a ida a muitos lugares e o conforto do ar condicionado do carro (a temperatura média no Norte foi de 39 graus).

Chang Rai Blue Temple

Dica de Ouro: tome água mineral o tempo todo, use chapéu e sombrinha. Roupas frescas. Nos templos tem que estar de ombros e joelhos cobertos. Use calçados fáceis de por e tirar, pois nos templos você irá tirá-los.

Hospedadas num hotel 4 estrelas em Chang Mai, diariamente sobre as nossas camas, a camareira deixava uma florzinha com uma dobradura de papel e um bilhetinho escrito à mão com alguma frase de boas vindas. Essa é a Tailândia: gentil e acolhedora.

O Norte é uma região montanhosa com templos espetaculares e comida deliciosa. Se você se orientar bem, pode ir em algum santuário de elefantes e cuidar deles por algumas horas. O Norte é a Terra dos Elefantes.

Atualmente, há um movimento a favor do resgate dos elefantes frente aos maus cuidados , por isso vale a pena prestar atenção e pesquisar onde ir.

Nós tivemos recomendação de um local onde não há maus tratos e lá demos comida, lavamos os elefantes no rio e tivemos uma aula sobre eles. Foi muito divertido, eu me senti muito à vontade com eles e de um deles ganhei abraço e beijo com sua tromba. Inesquecível!

Chang Mai guarda templos que te transportam para outro lugar. Alguns mais turísticos e outros para meditar.

O Norte guarda tradição e manutenção dos costumes, imagens de Budas de todos os tamanhos, muitos folhados a ouro. Os monges te abençoam, trançam pulseirinhas e amarram no seu pulso: muito lindo. Em todos os lugares, à parte da beleza dos templos você sente uma espiritualidade no ar.

Chang Mai Wha Doi Suthep 2

No alto da montanha , após subir 309 degraus, você encontra um dos templos mais bonitos: o “Wat Phra That Doi Suthep”. Após receber uma benção você pode meditar, andar por ali e, antes de descer, há um mercado com objetos típicos e outros antigos. Eu mesma me encantei com uma escultura de Buda feita com uma madeira antiga.

O Budismo é a religião predominante na Tailândia.

Chang Rai guarda dois templos principais:

Chang Rai White Temple

O Templo Branco – Wat Rong Khun. Espetacularmente prateado e dourado, esse é um templo construído mais recentemente . Além dos Budas, há esculturas de artistas e personagens ocidentais na tentativa de atrair jovens tailandeses.

Chang Rai Blue Temple

O Templo Azul – Wat Rong Suea Ten é impressionante pois uma das marcas da Tailândia é um azul forte, o que predomina as imagens dos enormes Budas e construção desse templo.

No Norte da Tailândia, tranquilamente você pode fazer suas refeições em restaurantes com estrela Michelin e experimentar as cervejas locais. Tudo é muito gostoso e barato.

Chang Mai Celapor Ceramica

Outra tradição é um tipo de cerâmica verde e azul , feitas a mão. Visitamos duas fábricas onde você pode ver fazer a cerâmica antes da queima e depois assistir as pessoas pintando a mão. Belíssimo!

Massagem Thai: uma delícia. Recebida com chás deliciosos , frutas e docinhos típicos, te preparam com massagem nos pés. Em meio a óleos essenciais e bálsamos sua sessão é desenvolvida. Você é tratada como princesa. Essa é uma massagem revigorante.

Essa região também é característica para compra de adornos de prata, pedras e ouro.

À noite visitamos as feirinhas de rua com artesanatos locais e comida de rua. Você irá se encantar.

Chine Town Bangkok

Muitas comidas de rua parecem apetitosas, mas veja bem: elas ficam expostas ao ar livre, naquele calor e sem refrigeração, além de muito apimentadas (costume tailandês). Para os tailandeses não faz mal, pois eles têm bactérias que nosso corpo nem conhece.  Por isso, o risco é pegar uma infecção no aparelho digestivo e ir direto para o hospital. Por isso não comemos comida de rua além de termos feito Seguro Saúde que, aliás, é obrigatório.

Phuket Old Town

Depois de 6 dias voltamos pra Bangkok.

Descansei dois dias e segui para o Sul: Ilha de Phuket para conhecer as Ilhas maravilhosas, praias, Old Town, templos , mais massagem.

Fui sozinha, quer dizer, eu e as borboletas no meu estômago por não falar tailandês, exceto “olá” e “obrigada”, meu inglês é médio e nem todo tailandes fala inglês e quando fala parece “grego”, além da cultura ser diferente e ser minha primeira viagem sozinha.

Foi incrível, pois já no Aeroporto as borboletas dormiram e eu me senti livre…livre, feliz e forte.

Dessa vez fiquei num hotel 3 estrelas e foi ótimo. Eu ecolhi ficar a 100 metros de Old Town, bom lugar para eu ir a pé, com feirinhas noturnas, lojas e restaurantes.

Phuket Old Town

Phuket é a maior ilha, então eu contratei um motorista que do Aeroporto já me levou para ver o “Grande Buda” que fica no alto de uma montanha. Belíssimo, onde pude assistir o por do sol no mar. Em meio à imagens douradas diversas, sinos grandiosos, bênçãos e o som de mantras fui me envolvendo e estabelecendo laços com tudo isso e comigo mesma.

Todas as inseguranças passaram e eu me sentia livre e presente.

No Segundo dia fui conhecer magníficas praias de águas cor de esmeralda e azul : Patong (a mais badalada), Kamala, Kata, Ya Nui e para mim a campeã: Karon. Andei por elas e tomei banho de mar em cada uma. Nesse dia tive uma motorista que me forneceu uma toalha e um lenço para cobrir os ombros. Há praias que você pode tomar um banho de canequinha de água doce. Muito bom e refrescante , já que a água do mar é como entrar numa xícara de chá morno. Depois fomos a 2 templos (Wat Chalong e Wat Whichit Sangkaram). Esse passeio durou 5 horas.

Phuket Ilhas PhiPhi

Dia seguinte contratei um passeio de dia todo para Phi Phi Island: um dos cartões postais da Tailândia, lugar que você tem que ir: águas cor de esmeralda e montanhas imensas que brotam do mar; você mergulha, almoça, passeia em outras ilhas e faz amigos, pessoas de toda parte do nosso planeta. A recomendação é contratar uma grande companhia com lanchas (fui pela Diamond Sea e contratei direto com eles).

Phuket Islands
Phuket Blue Lagoon film

Após um passeio no mar, a recomendação da Ana era descansar no dia seguinte e foi o que fiz! Caminhei pela cidade, fiz comprinhas, almocei muito bem e fiz Thai Massage.

Era a Lua Cheia de Maio, não achei nenhuma cerimônia e plantei meus desejos e agradecimentos do Hotel onde pude olhar a esplendorosa Lua Cheia.

Quinto dia: James Bond Island, onde foi gravado 007 em 1974. Dia todo no mar: no caminho paramos em outras ilhas e de caiaque fomos navegando (você fica de passageiro e um guia navega pra você) , caminhos estreitos entre as montanhas, cavernas e mais amigos!

Phuket a caminho de J. Bond Island

Sexto dia peguei avião de volta para, enfim, conhecer Bangkok.

Em Bangkok fiquei 10 dias e fiz tudo que eu queria: China Town, Palacio Imperial, museus, feiras, Templos do outro lado do rio Chao Phraya Bangkok e desci o rio de barco. Assisti um show de danças tradicionais tailandesas, shoppings contemporâneos (comprinhas!!!), o maior centro a céu aberto de produtos da Tailândia e outros países (Chatuchat), restaurantes deliciosos, atendi fisioterapia e constelação online!

Bangkok Traditional Thai Dance
Bangkok Palacio do Imperador

Para fechar com chave de ouro, Ana e eu fomos a Ayutthaya, uma hora e meia de Bangkok, que foi a capital do reino Sião e guarda as ruínas e uma cabeça de Buda entre as raízes de uma frondosa árvore. Na volta fomos a um float market, tradicional em tempos remotos, onde as pessoas entram num barco e no rio fazem compras de frutas e legumes trazidos por outros barcos.

Ayutthaya

Cada dia que passa, descubro mais preciosidades para conhecer no “País do Sorriso”- a Tailândia.

Abaixo segue um resumo de recomendações:

  1. Beba água mineral sempre;
  2. Faça suas refeições em restaurantes,
  3. Se não gosta de muita pimenta peça “no spice” (sem pimenta). Nos restaurantes internacionais virá sem, em restaurantes locais virá com um pouco de pimenta mesmo pedindo sem elas;
  4. Tradicionalmente a comida tailandesa mistura sabores, como agridoce, por exemplo. É uma delícia;
  5. Os pratos tailandeses sempre serão mais baratos que os ocidentais, mas lá você encontra Mcdonald’s, dentre outros;
  6. Descanse regularmente, visto o calor, as caminhadas aos Templos e outros passeios
  7. Andar de Tuk Tuk é uma tradição, mas lembre que é calor;
  8. Aplicativos: Grab (como o Uber nosso) é ótimo e te traz comida também. Line é um app (semelhante ao whatsapp ) em que a maioria das pessoas usa;
  9. Para ver os elefantes, procure ir a um santuário com boa referência, pois muitos dizem ser e não são;
  10. Use roupas leves, chapéu e sombrinha;
  11. Lembre de cobrir os ombros e joelhos para entrar nos templos;
  12. Use sapatos confortáveis e fáceis de tirar pois nos templos você andará descalça;
  13. A maioria das pessoas tailandesas falam um pouco de inglês;
  14. As cervejas nacionais são gostosas mas eles servem sem gelo e com gelo dentro do corpo, por isso, peça gelada e dentro de um balde de gelo (cooler);
  15. Se comer na rua lembre do risco de pegar uma infecção intestinal; se pegar, não espere para ir a um hospital internacional (lá falam inglês);
  16. Massagem: Se fizer a Thai lembre que faz parte realizarem alongamentos entre as manobras, por isso, se preferir peça alongamentos leves. Faça num bom lugar;
  17. No Norte tudo é bem mais em conta: lembrancinhas, roupas, estadia, comida, passeios, inclusive adornos de pratas e joias;
  18. A vantagem de contratar um motorista é que ele te levará para todos os lugares, assim, você não perderá tempo, nem precisará chamar um Grab cada vez que terminar um passeio;
  19. Faça um roteiro. Você não precisará fazer uma excursão interna todo tempo.
  20. Leve dentro da bolsa um casaquinho manga longa leve, pois dentro dos shoppings e alguns museus é mais frio por conta do ar condicionado.

Eliana Tessitore é mestre em enfermagem psiquiátrica, fisioterapeuta com aperfeiçoamento em RPG e facilitadora em diversas terapias complementares.

Contato: [email protected]

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?