Na semana mundial do livro, a prefeitura de Osasco descartou parte do acervo da Biblioteca Pública Monteiro Lobato, na Grande São Paulo, provocando revolta entre moradores, escritores e professores da cidade. Imagens mostram milhares de exemplares jogados em caçambas de lixo. A gestão municipal afirmou que os livros estavam contaminados por fungos e mofo.
A biblioteca está fechada desde 2020, quando as atividades foram interrompidas por causa da pandemia de Covid-19. Desde então, o espaço que já foi referência de leitura, estudo e atividades culturais permanece sem acesso ao público e em estado de abandono.
Segundo moradores, após o fechamento, livros, jornais e documentos que registram a memória da cidade foram armazenados em uma sala e ficaram fechados por anos, sem manutenção adequada. Entre os materiais descartados estavam obras de autores locais, livros de poesia e coleções antigas de jornais.
Lembrando que livros podem ser higienizados e restaurados.
Com informações do G1







