Outubro Rosa: o mês de conscientização da luta contra o câncer de mama

Por Transduson

Durante o mês de outubro, instituições de saúde compartilham informações importantes sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, e encorajam as mulheres para a necessidade de frequentar o médico e fazer exame nas mamas a fim de detectar o câncer em estágio inicial.

O câncer de mama é um tipo de tumor maligno causado pelo crescimento desordenado de células anormais da mama, e mais frequente em mulheres. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil, sendo a mais frequente em quase todas as regiões brasileiras. De acordo com estimativa do próprio Instituto, estão previstos 66.280 novos casos da doença no país para o ano de 2021.

A prevenção do câncer de mama começa com o autoexame das mamas e deve ser feito pela própria mulher. Praticar exercícios físicos, manter o peso corporal adequado, não fumar e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas também estão entre os hábitos saudáveis que podem diminuir o risco de aparecimento da doença. Amamentar o máximo de tempo possível também é um fator de proteção.

As estratégias para a detecção precoce do câncer de mama vão além, No Brasil, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomendam a mamografia anual para as mulheres a partir dos 40 anos de idade, visando ao diagnóstico precoce e a redução da mortalidade, podendo começar mais cedo por recomendação médica, no caso de mulheres com histórico familiar e/ou outros fatores de risco para a doença. Além da mamografia, outros exames de imagem como ultrassonografia e a ressonância magnética podem ser solicitados como complementares, assim como também a PAAF (Punção Aspirativa por Agulha Fina) e Core Biopsy para fechamento do diagnóstico do câncer de mama.

Todos esses exames podem ser encontrados na Transduson Medicina Diagnóstica Avançada, um centro de diagnósticos completo e avançado, que está há mais de trinta anos no mercado. Localizado na região metropolitana de São Paulo, com unidades em Carapicuíba e Alphaville, oferece uma estrutura completa. A Transduson é referência em qualidade, certificação ONA e ISO 9001, dispõe de tecnologia de ponta e inovação, e conta com profissionais altamente capacitados para atender aos pacientes com qualidade e segurança.

Informações e Agendamentos: 11 4185-8595 / 11 2222-1130

Unidade Carapicuíba

R. Corifeu de Azevedo Marques, 209 – Centro – Carapicuíba

Unidade Alphaville

Al. Araguaia, 943-Alphaville Industrial , Barueri – SP

www.transduson.com.br

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?