Não há como negar. O medo, para muitos, quando não há totalidade de nós, se agiganta com fúria em tempos onde a luz parece vencida pela morte, não mais a nos aquecer e iluminar.
Na raiz do medo, nessa angústia primordial, está o medo da morte, da extinção. “Serei capaz de dar conta da vida”? Essa é a pergunta silenciosa que ecoa desde sempre em nossos labirintos internos.
Pode-se entender a vida como algo muito maior que essa oportunidade finita que temos. Muito maior que o fato de ter nascido um dia e saber que esse período vai acabar com a morte. Podemos acreditar que vamos voltar, renascer. Podemos até acreditar que a vida é eterna. Mas, mais do que acreditar, temos que adquirir uma inabalável confiança nesta vida, a única que de fato podemos viver e experimentar agora.
Temos esta convicção: o tempo que nos foi concedido, e que ignoramos, teve um começo e terá um fim. E esse é o medo, o medo do fim. E há ainda a questão do desconhecido. O que vem depois do fim? Ou não vem nada? Há também o aspecto do sofrimento. O medo não é simplesmente de deixar de viver, mas de como viver e como morrer. Deixarei de viver em paz? O que existe nessa passagem? Existe sofrimento? E como nós estamos sempre buscando o prazer e querendo nos distanciar da dor, num jogo incompreendido e sem fim, o medo inclui também o medo do sofrimento.
Coragem e coração têm a mesma raiz. O coração é uma das sedes das emoções, e a coragem é quando você se apossa delas, deixando de ser refém. Ser corajoso é tomar posse do seu coração. É iluminar e afirmar a vida, serenos, mesmo diante da dor e da inevitabilidade da morte. Nada terá valor se a coragem nos faltar.

Fernando Vianna é instrutor de Meditação e Revitalização Integral. É consultor de I Ching e palestrante. ferseth@gmail.com

 

Quem Somos :

A Revista TUDO chegou e revolucionou! Com uma proposta diferenciada traz inovação, ousadia, serviço e mais Informação para você, leitor! Muito além de mais uma revista regional, a TUDO mostra o que a Região tem de bom, o que precisa ser melhorado e as necessidades de seus moradores. Somada a esta prestação de serviço, apresenta uma síntese dos fatos mais importantes que acontecem no Brasil e no mundo, sem contar os assuntos de interesse geral que estão em evidência na atualidade. Leia Mais

Contatos: 

  • E-mail: contato@revistatudo.com.br
  •  Comercial : 11 99972-9795

Distribuição Gratuita:

  • Condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, Ao longo  da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Jandira, São Roque, Alphaville e Aldeia da Serra

 


logo

Horário de Atendimento:  

  • SEGUNDA-FEIRA    09:00 ÀS 17:00
  • TERÇA-FEIRA          09:00 ÀS 17:00
  • QUARTA-FEIRA        09:00 ÀS 17:00
  • QUINTA-FEIRA         09:00 ÀS 17:00
  • SEXTA-FEIRA           09:00 ÀS 17:00

A Revista Tudo é uma publicação da Editora Tudo: Av. São Camilo, 980 Shopping Granjardim Granja Viana - Cotia

Baixe nosso App

appstore  revista tudo

appstore  revista tudo

Privacidade:

  • O website da  "Revista Tudo" zela pela privacidade e proteção dos dados pessoais de seus clientes e visitantes, mantendo assim a relação de confiança, respeito e transparência. Apenas pessoal qualificado e autorizado tem permissão para acessar os dados coletados.
  • Em nenhuma circunstância, tais informações são vendidas ou compartilhadas com terceiros, de acordo com a LGPD (lei 13.709, de 2018)

 powered1

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Powered by Upwebsites
Como podemos ajudar?