Burnout: a dificuldade em identificar a síndrome; veja sintomas

Cerca de 20% dos profissionais brasileiros apresentam exaustão física, mental e emocional resultante de um estresse prolongado e intenso. Esses são sintomas do Burnout, uma síndrome que acomete aproximadamente 1 em cada 5 pessoas que estão no mercado de trabalho, de acordo com pesquisa conduzida pela Gattaz Health (GHR).

Segundo a psicóloga e Diretora de Psicologia da GHR, Dra. Miryam  o Burnout ocorre em três dimensões: 

  • Esgotamento emocional (falta de energia, cansaço).
  • Despersonalização (atitudes negativas em relação às pessoas, descaso pelas relações sociais, distanciamento das pessoas, descrença em valores positivos das pessoas como honestidade e integridade).
  • Insatisfação pessoal consigo mesmo e com o trabalho (autoavaliação negativa de produtividade, sentimento de incompetência e de incapacidade para interagir com outras pessoas), além de outros sintomas como dor de cabeça frequente, alterações no apetite, insônia,  alterações repentinas de humor, fadiga, hipertensão, dores musculares etc. Na corporação, o Burnout pode ser evidenciado por diminuição do desempenho no trabalho, aumento da irritabilidade, desconexão emocional e exaustão aparente.


Tais sintomas se aplicam a uma variada gama de transtornos mentais, desde depressão leve; transtornos de ansiedade; transtorno de adaptação ou transtorno de ajustamento. Eu chamo a atenção para este diagnóstico diferencial, pois traz características muito semelhantes ao Burnout. Contudo, os sintomas se aplicam a qualquer área da vida do indivíduo, inclusive o trabalho, enquanto o Burnout se refere a estressores presentes apenas no trabalho”, comenta Dra. Miryam.

A especialista destaca que o risco do Burnout surge da interação de fatores individuais com elementos do ambiente de trabalho. O fator principal é diferencial é que a relação seja com o ambiente de trabalho. 

A desordem emocional em questão não apenas afeta os indivíduos, mas também tem um impacto significativo nas organizações, com uma grande rotatividade de funcionários e a produtividade também pode ser afetada.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?