Saiba mais sobre o grave problema do abandono de animais

Por Fabiana Sartori Fávaro

No Brasil não há muitas pesquisas na área e os dados que temos são geralmente das ONGs e protetores que conhecemos. Nos EUA, normalmente, o abandono é realizado de maneira escondida, largando cães e gatos em espaços públicos.

Aqui na Granja Viana temos estradinhas e espaços com muito mato onde pessoas vêm abandonar seus animais, inclusive de raça. Há vários grupos no Facebook que as pessoas comunicam animais perdidos mas, comumente, ninguém aparece.

As principais causas para o abandono dos pets são problemas comportamentais (47%) e mudanças no espaço ou na rotina (30%).

A ocorrência da pandemia aumentou demais esses números; muitos estão deixando seus pets por questões de mudanças de casa, de cidades, divórcios, perda de emprego e, principalmente, por questões econômicas, o que não justifica a irresponsabilidade do abandono em nenhuma das hipóteses. O tutor, nesses casos, deve buscar ajuda com adoção.

Deixar os pets, antes domesticados, nas ruas gera extremo sofrimento, que afeta a saúde e o bem-estar do animal, além de deixá-los sujeitos a maus-tratos, atropelamentos e doenças, diminuindo sua expectativa de vida. A vida nas ruas é uma vida de total desamparo, fome, sede, estresse, medo e angústia e isso faz com que a imunidade destes animais caia e aumente o risco de contraírem zoonoses.

Animais também sofrem de depressão, inclusive.

Antes de comprar ou adotar, conhecer os comportamentos inerentes da raça são fundamentais, pois a empolgação de ter um pet dura um mês, mas a vida do animalzinho dura em média uns 15 anos. É preciso ser responsável.

Nunca dê animais de presente surpresa. Ter um animal é uma decisão séria.

E lembre-se: até os dois anos um filhote geralmente tem problemas de comportamento, rói coisas, faz xixi em lugar errado; você precisa adestrá-lo. Na internet inclusive, tem canais gratuitos que dão dicas  gratuitas. Em nossa região temos excelentes adestradores. Pergunte ao seu veterinário.

Há também abrigos onde você pode deixar seu animal e pagar por mês.

Ademais, o excesso de animais abandonados nas ruas também é um problema de saúde pública e todos nós temos nossa parcela de responsabilidade. O abandono de animais é crime, previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal n° 9.605 de 1998).

Denuncie o abandono e mal trato de animais.

Família Pet Clínica Veterinária
Dra. Fabiana Sartori Fávaro (CRMV 17506)
Local: Estrada do Capuava, 4550, Paisagem Renoir – Cotia – SP
Contato: (11) 98908-0023
Instagram: @familiapet.granjaviana

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?