Mitos e verdades sobre a dieta ideal para os seus pets

Por Dra. Fabiana Sartori

Cachorro comendo comida? Chocolatinho de sobremesa? Tsc! Tsc! Tsc!

Afinal, será que seu cachorrinho pode ou não pode comer comida? A ração é a melhor opção? Posso dar frutas? Legumes? “Meu pet não pode ouvir o barulho de um papelzinho desembrulhando que vem correndo, ele adora chocolate!”

Essas são algumas das questões que muitos tutores enfrentam todos os dias. Vamos falar sobre isso?

Antigamente os cachorros comiam de tudo e não ficavam doentes…” será que isso é verdade?

Vamos aos fatos…

O que acontece é que os cuidados eram mais precários; os estudos sobre saúde e nutrição animal nos últimos 20 anos cresceram exponencialmente e o acesso à medicina veterinária também. Os cães viviam menos pois a biotecnologia não era tão disponível.

Os pets também ganharam uma posição de destaque nas famílias; muitas, inclusive, optando por não terem filhos humanos, apenas os filhos de pelo; e, assim, a área da medicina veterinária também se desenvolveu muito. Atualmente, você encontra tratamentos ultra modernos para  pets que antes morriam sem sequer terem um diagnóstico, como células tronco, shockwave, transfusões, e uma infinidade de novidades que surgem a cada congresso anual.

A cirurgia veterinária é uma realidade maravilhosa para muitas comorbidades que condenavam alguns cães a morte por falta de tratamento, e a nutrição correta através de boas rações e comidas naturais e balanceadas com a indicação do seu veterinário são um grande, senão o maior, aliado para uma vida saudável e feliz.

Hoje em dia, cães que viviam 8 ou 10 anos, vivem 12, 15, 17  anos, graças à evolução da medicina veterinária, associada a uma boa nutrição.

A ração de boa qualidade que seria a premium ou super premium de marcas boas são as melhores opções e nas quantidades indicadas na embalagem de acordo com o peso do seu pet. Você pode distribuir a quantidade diária em 2 ou 3 vezes ao dia, mas deve lembrar de dividir. Não deixar livre demanda, especialmente, após o primeiro ano de vida, pois se seu pet for gulosinho ela estará fadado a obesidade e outras doenças decorrentes do sobrepeso como o comprometimento das articulações.

Frutas e legumes são bem-vindos, mas nem todos são permitidos; consulte um médico veterinário de sua confiança.

Algumas raças têm mais propensão a gastroenterites que outros; chocolate, por exemplo, pode matar seu cachorro se oferecido em determinadas quantidades. Alimentação é super importante para uma boa saúde do seu animal. Não economize na ração de boa qualidade, pois você provavelmente vai gastar mais com tratamentos no futuro. Alimentação boa e balanceada é medicina preventiva.

 Família Pet Clínica Veterinária

Dra. Fabiana Sartori Fávaro (CRMV 17506)

Estrada do Capuava, 4550, Paisagem Renoir Cotia – SP

Tel.: (11) 98908-0023

Siga no Instagram:  @familiapet.granjaviana

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?