A Sherlock Communications está lançando o e-book “Cibersegurança: Proteção de Dados e IA na América Latina”, com insights do comportamento e as perspectivas dos brasileiros e latinos-americanos sobre temas relacionados à proteção digital, privacidade e inteligência artificial.
O temor quanto a golpes e o incômodo gerado pelas ligações não-solicitadas de telemarketing levou a uma mudança profunda no comportamento dos cidadãos, com mais da metade dos brasileiros deixando de atender chamadas de números desconhecidos.
As repetidas chamadas silenciosas foram citadas por 43% dos entrevistados como motivo para essa cautela, enquanto 24% foram contatados por golpistas que tentavam se passar por bancos.
A pesquisa entrevistou quase 3.500 pessoas na América Latina, sendo 859 delas no Brasil. De acordo com André Duffles T. Aranega, Consultor de Segurança Digital da Sherlock Communications, “Ao falar sobre privacidade e segurança na América Latina, a desconfiança em relação aos dados domina o cenário.“
As preocupações com intrusões telefônicas refletem um contexto maior de problemas com privacidade e segurança. 42% dos entrevistados brasileiros temem que seus movimentos sejam rastreados pelo telefone ou outro dispositivo sem seu conhecimento e 69% ainda dizem acreditar que seus dispositivos eletrônicos estão ouvindo suas conversas.
Muitos brasileiros relataram perder ligações importantes ou causar desentendimento com familiares e amigos por não atenderam as ligações.