Um livro para chamar de nosso: Cotia ganhará livro que remonta sua história

A Revista TUDO entrevistou o arquiteto Mario Savioli, autor da obra, e ficou por dentro das curiosidades do livro que lançará em breve.

Mario, você é arquiteto e acompanhou o crescimento de Cotia de perto nas últimas décadas. Como contribuição, lançará um livro sobre Cotia, onde você remonta a história da cidade a partir das famílias que foram os primeiros moradores dela, resultado de um profundo trabalho de pesquisa.

Embora na área das edificações, paralelamente trabalhei com urbanismo. A cidade, de maneira geral, sempre teve grande espaço nos meus estudos. Fui coordenador da implantação do primeiro plano diretor de Cotia e sua respectiva Lei de Uso e Ocupação do Solo, O que sempre me deixava aborrecido era como a mídia – de maneira geral – e os órgãos do governo aceitavam como fundadores de Cotia, em 1723, dois elementos já mortos nessa data: Fernão Dias Pais, morto em 1681, mas à procura das esmeraldas desde 1676, e Gaspar de Godoy Moreira, morto em 1658. Ao pesquisar, descobri que o fundador de Cotia havia sido o capitão Diogo da Costa Tavares, meio irmão do capitão Antônio Raposo Tavares, por parte de pai, logo após 1640. Isso documentado. Descobri também que esta Cotia que conhecemos não havia sido a inicial. O primeiro núcleo havia sido no Caiapiá, onde supostamente hoje está o São Fernando Golf Club. Em 1703 Cotia foi transferida para o local onde está até hoje.

Qual o nome do livro?

Cotia foi capela curada (com a possibilidade de ter um Cura, um Padre), em 1622, e elevada à Freguesia de Nossa Senhora do Monte Serrat. em 1676. Por isso o nome do livro “A Cotia das Duas Capelas”.

Quanto tempo levou paraescrever esse livro? Quanto tempo de pesquisa? Quais foram as referências bibliográficas?

O livro levou quatro anos para ser concluído e conta com centenas de referências bibliográficas. Inclusive fui a Portugal, no arquivo do conselho ultramarino do Brasil, atrás de informações. Segundo o historiador João Barcellos, seria mais fácil achar qualquer documento em Sevilha, pois até a fundação de Cotia, a península ibérica toda era governada pela Espanha. Mas a internet resolveu este problema.

Quando as pessoas poderão adquirir o seu livro?

 A ideia é o lançamento do livro na data comemorativa do aniversário de Cotia, em 2 de abril deste ano e, inicialmente, a Revista Tudo se encarregará da sua distribuição. Espero que a história do Município escrita dentro dos paradigmas da literatura acadêmica e com dados comprovados e documentados passe a ser de interesse dos munícipes, principalmente nas áreas da educação, e que as invenções históricas sejam banidas dos meios de informação.

Spoiler alert!

Cotia não foi descoberta por quem sempre pensamos que fosse; essa e outras curiosidades a gente vai ler no livro “A Cotia das Duas Capelas”


Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?