Projeto “Sucata Digital” completa um ano dando destino correto ao lixo eletrônico em Cotia

Foto: divulgação/Prefeitura de Cotia

O programa Sucata Digital, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de Cotia, completou um ano dando destinação correta ao lixo eletrônico descartado por moradores. A iniciativa permite que a população tenha um ponto para descarte correto de diversos itens (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos REEE, ou lixo eletrônico) evitando que seus componentes poluam e degradem o meio ambiente e os seus recursos naturais.

O programa conta com a parceria da Cooperativa Cotia Recicla, que recebe todo o material descartado pela população. “Muita gente não sabe, mas muitos equipamentos têm substâncias altamente tóxicas, que fazem mal ao meio ambiente e à saúde das pessoas e dos animais. Por isso, é fundamental que a população se conscientize de que estes materiais devem ser descartados corretamente”, disse Gustavo Gemente, titular do Verde e do Meio Ambiente.

Um levantamento realizado pela cooperativa mostra que, por meio da parceria com a Secretaria, são recolhidas 6,7 toneladas de lixo eletrônico (média mensal) por meio da coleta seletiva e do Posto de Entrega Voluntária, além do programa Sucata Digital.

Quando e onde descartar?

O Programa Sucata Digital recebe o lixo eletrônico todas às sextas-feiras, das 8h às 16h, na própria Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, localizada à rua Jorge Caixe, 306 A, Jardim Nomura (chamar por um representante do Departamento de Educação Ambiental).

O que descartar na Sucata Digital?

Computadores
Tablets
Monitores
Teclados
Impressoras
Câmeras Fotográficas
Aparelhos de Som
Micro-ondas
Rádios
Telefones
Celulares
Carregadores
Fios
Televisores pequenos e médios

Descarte de outros materiais:

O Programa Sucata Digital não aceitará materiais como pilhas e lâmpadas. Este tipo de material pode ser deixado em um dos endereços abaixo:

Posto de Entrega Voluntária (PEV) Caucaia do Alto: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, sábados, das 8h às 12h (Av. Luiz Sacramento – ao lado da Administração Regional de Caucaia do Alto)

Projeto Renova Verde – PEV Pedroso – Sustentabilidade Camil: Segunda a Sábado, das 7h às 21h30. Domingos e feriados, das 7h às 19h (Av. Prof. Manoel José Pedroso, 340 – Pq. Bahia)

Coopernova Cotia Recicla: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (Estr. Manoel Lages do Chão, 590 – Lajeado

Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever Granja Viana: Rodovia Raposo Tavares, km 23

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?