Projeto Acolher completa três anos atendendo autistas em Cotia

A celebração dos três anos do Projeto Acolher teve direito a parabéns e bolo. Na manhã desta quarta-feira (19/06/24), o projeto encerrou a sexta edição e comemorou o terceiro ano atendendo crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de acolher seus pais e responsáveis em atividades de roda de conversa, oficinas, entre outras. O projeto é realizado pela Secretaria de Saúde de Cotia, em parceria com o curso de Fisioterapia da Unip, e com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Fundo Social.

Nesta edição, foram atendidas 44 famílias. “Vemos os rostinhos das crianças e percebemos muitas conquistas. Os profissionais falaram sobre alimentação saudável, tivemos o projeto do Jardim Sensorial, plantio de cenouras, foi uma edição maravilhosa. Esperamos que a parceria com a Unip continue e que possamos retomar em agosto atendendo mais pessoas”, disse Solange Pires, coordenadora do projeto. “Agradeço a confiança das famílias, e um agradecimento especial às mamães Rayane e Eliana que fizeram bolos com tanto carinho para a nossa celebração”, completou.

Com o apoio do Programa Atende Cotia, psicólogo, enfermeira, fisioterapeuta e nutricionista participaram dos atendimentos. “A gente sabe da importância da rotina na vida de quem convive com TEA, temos muitos relatos de mães sobre os avanços obtidos a partir da manutenção de uma rotina saudável e adequada à realidade de cada criança e, principalmente, da continuidade de tudo que aprendem no projeto”, disse Nilza Ferreira, coordenadora do Atende Cotia.

Presente ao encerramento, a vice-prefeita, Ângela Maluf, destacou a importância do respeito à diversidade. “Somos únicos, somos diversos e merecemos ser respeitados. Quem vive com espectro tem direito de ser como é, isso é diversidade. A família atípica merece atenção, respeito e acolhimento e ela tem isso aqui”, destacou Ângela.

E é esta atenção, respeito e acolhimento que a Elaine, avó do Arthur, sentiu desde o dia em que chegaram ao projeto. “Estamos participando da nossa segunda edição, temos apoio e participamos de roda de conversa, enquanto as crianças estão em terapia […]. A edição terminou e nós vamos continuar nos encontrando aqui, às quartas-feiras de manhã, para conversarmos, nos ajudarmos e para as crianças não sentirem quebra na rotina e falta do projeto maravilhoso”, disse Elaine.

O Lauro é pai do Jhonny e falou das conquistas por meio do Acolher. “Tem sido maravilhoso. Mudou e agregou muita coisa. Ele [Jhonny] se sente mais à vontade com as pessoas e também a postura dele mudou bastante, porque ele tinha problema de pisar no chão, melhorou bastante, foi fantástico”, avaliou Lauro.

O Secretário de Saúde, Magno Sauter, e a Secretária de Desenvolvimento Social, Mara Franco, também participaram do encerramento da sexta edição. “A gente apoia e participa deste projeto maravilhoso que só tem feito bem aos participantes. A devolutiva que temos das famílias mostra que estamos no caminho certo”, disse Mara Franco. Os participantes ganharam uma camiseta do projeto.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?