Prefeitura de Cotia encerra atividades de asilo clandestino e dá novo destino aos idosos

Fotos: divulgação/Prefeitura

Na tarde desta quinta-feira (06), a Prefeitura de Cotia, com o apoio de equipes das Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Vigilância Sanitária, e da Guarda Civil Municipal, fez a retirada dos 25 idosos encontrados em um asilo clandestino que funcionava em uma residência no Condomínio Colonial Village. Toda a ação foi acompanhada pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI).

Seis idosos que viviam no local foram encaminhados para uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) credenciada com a Prefeitura, 12 foram retirados por familiares e 7 precisaram de atendimento médico e foram enviados para unidades de saúde da rede municipal, destes, 1 foi removido para a rede hospitalar estadual, 2 tiveram alta e foram retirados por familiares e 3 permanecem no Pronto Atendimento de Caucaia do Alto.

Toda a mobilização para remoção dos idosos começou depois que uma idosa (que seria a 26ª que vivia ali) foi levada para o Pronto Atendimento (PA) de Caucaia do Alto, no dia 4 de janeiro, já em estado de óbito. Diante da situação, a coordenação do PA acionou a GCM e estiveram no asilo clandestino, mas, como se trata de um condomínio residencial, foram impedidos de entrar. A polícia foi acionada, bem como o Desenvolvimento Social e o Ministério Público. A Justiça, portanto, concedeu uma ordem judicial de busca e apreensão no local no dia seguinte (05).

A ordem judicial foi cumprida ainda pela manhã e, na residência, foram encontrados os 25 idosos em situação bastante precária, vivendo em meio a muita sujeira – alguns deles com feridas pelo corpo, sem roupa, configurando completo sinal de maus-tratos. Os dois responsáveis pelo local foram detidos e equipes das Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social assumiram os cuidados com os idosos.

Profissionais da saúde estiveram no local, avaliaram os idosos e fizeram a remoção dos que precisaram de atendimento hospitalar. A partir daí, foi dado início ao trabalho de tentar localizar contato de familiares para inserir os idosos às famílias.

Os idosos foram alimentados, tomaram banho e trocaram de roupa e foram assistidos pela equipe da saúde durante toda a noite, madrugada e até deixarem o local.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?