No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, Cotia oferece exames e tratamento gratuitos pelo SUS

Foto: Freepik

A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica os trabalhos de busca ativa e de conscientização da população sobre a tuberculose com campanha realizada por conta da passagem do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, em 24 de março.

A campanha acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, além de Pronto Atendimentos municipais, com o objetivo de alertar sobre os sintomas, importância do diagnóstico precoce para evitar transmissão, tratamento e cura.

A tuberculose (TB) tem transmissão aérea e ocorre a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lançam no ar partículas que contêm bacilos. Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo, uso de drogas ilícitas ou qualquer outro fator que provoque baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da doença. Entre os principais sintomas da estão tosse seca ou produtiva, além de febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, em 2021 foram diagnosticados 68 casos da doença e duas pessoas morreram em Cotia. “Ainda temos uma grande parcela de pessoas que abandonam o tratamento e isso é muito grave”, disse Merieni Souza, interlocutora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose/VE Cotia. Merieni alertou para o fato de que, somente no ano passado, seis pacientes abandonaram o tratamento.

Tanto os exames quanto o tratamento para a TB são oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e dura, em média, seis meses. “Quem apresentar tosse por três semanas ou mais deve procurar uma unidade de saúde para fazer o exame”, disse Merieni. No momento, Cotia tem 56 pacientes em tratamento contra a TB.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?