Janeiro Roxo: Cotia realiza temporada de conscientização contra a hanseníase

Como acontece todos os anos, durante o mês de janeiro acontecem as ações de conscientização, prevenção e tratamento contra a hanseníase, a popular lepra. A Luta Mundial contra a Hanseníase, ‘Janeiro Roxo’ serve para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença que tem cura, mas se não for tratada pode deixar sequelas.

A Vigilância Epidemiológica de Cotia reforça que o tratamento é gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O diagnóstico pode ser feito em um consultório ou ambulatório. O médico analisa lesões na pele com manchas (partes da pele podem não ter sensibilidade) e alterações neurológicas específicas (dormências e formigamentos). A avaliação deve ser feita também em pessoas que convivem com pessoas com hanseníase.

Em Cotia, o SAE/CTA é a unidade de referência para atendimento de casos suspeitos, mas nada impede que o paciente converse sobre o assunto em uma consulta na atenção básica. Entre os primeiros sinais da doença estão manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. O SAE/CTA fica na avenida Professor Manoel José Pedroso, 843, piso 1, Parque Bahia. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O telefone de contato é 4616-5921 e o email é ([email protected]).

O que é hanseníase?

É uma doença infecciosa e contagiosa que causa manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. A pele também pode ter alteração da sensibilidade e o paciente não sente (ou tem sensibilidade diminuída) calor, frio, dor e mesmo o toque. É comum ter sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades (pés, mãos) e em algumas áreas pode haver diminuição do suor e de pelos. Atenção: o paciente pode ter dificuldades para segurar objetos, pode queimar-se e não sentir ou, por exemplo, perder os chinelos sem perceber. A doença pode provocar o surgimento de caroços e placas em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular.

De onde vem a doença?

A hanseníase não é hereditária. É causada pelo bacilo Mycobacterium leprae e sua transmissão acontece de pessoas doentes sem tratamento para pessoas saudáveis, pelas vias aéreas superiores (tosse, espirro, fala).

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?