Instituto Âncora realiza ações no Parque Cemucam, em Cotia

Após 29 anos de reconhecimento mundial por sua atuação na promoção do desenvolvimento social nas áreas de Assistência Social, Cultura, Educação e outras iniciativas, o renomado Projeto Âncora ajusta suas velas para continuar seu legado, agora como Instituto Âncora.

Nesta quinta-feira, 13 de junho, aconteceram no Parque Cemucam duas ações promovidas pelo instituto, em parceria com Claudia Montoia, psicóloga e responsável técnica pelas iniciativas. Pela manhã, as crianças do 5º ano da EM Recanto Suave estiveram no parque para o encontro final do Projeto Prevenção e Combate ao Bullying. Os quatro primeiros encontros foram na escola, com atividades práticas, interativas e reflexivas, motivando o respeito, o despertar de emoções e comportamentos saudáveis.

Fabiana Brito, professora coordenadora da escola, destaca “por meio desse projeto, atingimos nosso objetivo, desenvolvendo habilidades socioemocionais, em que os alunos aprendem a reconhecer as próprias emoções e se relacionar com os outros, construindo uma cultura de respeito, empatia e solidariedade.”

E à tarde foi a vez dos professores coordenadores da rede municipal de ensino de Cotia participarem do primeiro encontro da iniciativa “Cuidar de quem Educa”, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação do município. Esse é um piloto,  elaborado com muito empenho pela equipe do Instituto Âncora, em parceria com Cláudia Montoia, para atender a uma necessidade apontada na pesquisa “Com quantas vozes se faz uma comunidade?”, realizada de setembro a dezembro/2023: “esse projeto piloto, com oficinas de acolhimento e formação socioemocional para professores coordenadores da rede municipal, é uma resposta aos principais desafios apontados pela comunidade escolar, que são os problemas socioemocionais de alunos, professores e pais”, esclareceu Marise Uemura, diretora do Instituto Âncora. 

A realização dos encontros do projeto “Cuidar de quem Educa” em um parque foi uma experiência nova para todos, não só pelo espaço agradável, mas também pela importância de divulgá-lo: “O parque Cemucam conta com a trilha Caxinguelê, preparada para receber visitantes de todas as idades e uma nova trilha, inclusiva, que está em formação. Estamos à disposição de vocês para recebermos os alunos, além de irmos até as escolas apresentar o parque”, destacou Wagner Neves, administrador do parque, na abertura do evento.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?