Guarda Civil de Cotia inicia ‘Operação Boas Festas’ para aumento da segurança de áreas comerciais

Fotos: Vagner Santos

Na última semana, a Guarda Civil Municipal de Cotia deu início à Operação Boas Festas, que tem por finalidade reforçar o policiamento nas áreas comerciais. A iniciativa garante a prevenção de delitos, a redução dos índices criminais, promove o aumento da segurança e do bem-estar da população. “As operações preventivas e ostensivas ocorrem em razão do aumento do fluxo de pessoas pelas áreas comerciais e pagamento do 13º salário”, explicou o secretário de Segurança Pública, Almir Rodrigues.

Na Operação Boas Festas, o patrulhamento a pé – ostensivo – é realizado por GCM’s em duplas ou trios pelo centro comercial de Cotia, Caucaia do Alto e Granja Viana – regiões que concentram bastante movimentação de pessoas, lojas de produtos e departamentos. 

As rondas da GCM com viaturas seguem normalmente, priorizando as áreas mais críticas apontadas pelas estatísticas feitas pela corporação. “O patrulhamento nos bairros, feitos com viatura, não para. A estratégia de ação, pautada pelos dados da mancha criminal, segue acontecendo normalmente”, salientou Rodrigues. 

De acordo com o secretário, nessa época as pessoas estão vulneráveis, pois estão fazendo as compras para as festas de fim de ano, geralmente carregam muitos pacotes e transitam com diferentes formas de pagamento (dinheiro em espécie, cartões de débito e/ou crédito e celulares habilitados para transferência), o que faz com que a GCM veja a necessidade de redobrar a atenção. “Nosso objetivo é coibir crimes como roubos, furtos, estelionato, saidinha de banco, entre outros”, completou Rodrigues.

O patrulhamento estratégico realizado por toda a cidade também segue de forma setorizada e organizada. “Desenvolvemos uma estratégia para cada região: Granja Viana, bairros do eixo Raposo, bairros periféricos, bairros que fazem limite com outros municípios, região central e Caucaia do Alto”, informou o secretário adjunto Diego Soares.

Uma das principais características desta Operação é o aumento do efetivo nas ruas. Os guardas recebem escalas diferenciadas para suprir a demanda desta época do ano, atuando de forma preventiva e ostensiva, buscando levar segurança a todos. O monitoramento por meio dos totens de segurança continua dentro do cronograma normal, porém, com ênfase para as áreas comerciais da cidade.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?