‘Fim de Semana Azul’, promovido em prol do Dia do Autismo, foi sucesso de público em Cotia

Fotos: Vagner Santos

No último final de semana, dias 2 e 3 de abril, aconteceu o Fim de Semana Azul em Cotia. Iniciativa da Prefeitura, em parceria com o Shopping Granja Vianna. Foram dois dias de programação especial focadas na passagem do Dia Mundial de Conscientização do Autismo [2 abril], com eventos para pessoas com autismo, cadastradas com a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), e seus familiares. A programação contou com sessão de fotos com a Turma da Mônica, Som na Praça e até sessão de cinema ambientada com o filme Epa! Cadê o Noé. De noite, o Paço Municipal também foi iluminado de azul em referência à data.

Centenas de pessoas acompanharam a programação, que foi totalmente gratuita. Tudo foi idealizado e realizado pelas Secretarias dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher, de Desenvolvimento Social, Indústria, Comércio e Empreendedorismo, Comunicação, Educação e de Saúde (saúde mental).

Durante o Som na Praça foram cantadas músicas calmas para garantir mais conforto e acolhimento aos autistas e seus familiares. “A adesão à programação foi um sucesso”, avaliou Ângela Maluf, vice-prefeita e Secretária dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher. “Pudemos proporcionar algumas horas de lazer e entretenimento, de forma realmente inclusiva e pensada para as pessoas com autismo. Mas, sobretudo, foram momentos de informação e de conscientização, pois acreditamos que é desta maneira que vamos mudar a sociedade”, completou Ângela, que agradeceu a parceria do Shopping Granja Vianna que, por meio dos senhores Fernando Cairo e Rodrigo Souza, abriu as portas do empreendimento para a causa autista.

Para a realização da programação do Fim de Semana Azul a Prefeitura promoveu capacitação sobre autismo para colaboradores do shopping e para comerciantes de Cotia, nos dias 25 e 26 de fevereiro. O treinamento foi ministrado pela especialista em neurodesenvolvimento e professora da Universidade Mackenzie, Nádia Giaretta.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?