Devido a queda das temperaturas, Cotia inicia plano emergencial de atenção às pessoas em situação de rua

Foto: Vagner Santos

A Prefeitura de Cotia, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) está com o plano de intensificação das abordagens sistematizadas a pessoas em situação de rua pronto. Estas ações acontecem no período noturno e são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar do CREAS, sob a gestão da Secretaria de Desenvolvimento Social.

O serviço de atenção à pessoa em situação de rua é realizado durante o ano inteiro com frequentes abordagens. No período de baixas temperaturas, todas as ações são intensificadas.  Entre os serviços mais procurados no CREAS estão: encaminhamento para regularização de documentos, orientações gerais, encaminhamento para o Centro Municipal de Inclusão Social, Cadastro Único, entre outros.

Entre as ações do plano de intensificação das abordagens estão maior número de saídas noturnas aos locais com a presença de pessoas em situação de rua e um profissional da enfermagem para acompanhar os atendimentos.  Para quem não aceitar sair das ruas será disponibilizado cobertores, creme dental, escova de dente e álcool em gel.  As ações também contemplam a busca ativa de familiares das pessoas em situação de rua.

“Muitas de nossas ações estarão pautadas nas notificações que chegam via CRAS CREAS On-line [Whatsapp] que facilitam e agilizam a localização de pessoas nas ruas, em praças, sob pontes. De janeiro ao início de maio, oito notificações foram encaminhadas para o CRAS e CREAS On-line”, disse Mara Franco, titular do Desenvolvimento Social.

De acordo com a secretária, a Prefeitura oferece atendimento para pessoas em situação de rua com possibilidade de pernoite e atendimento durante o dia. “Todas as pessoas abordadas são convidadas a irem para o local, lá podem tomar banho, lavar seus pertences, se alimentar, participar de atividades e, paralelo a isso, é realizado um trabalho de busca ativa de familiares destas pessoas. O nosso objetivo, sempre, é reinserir as pessoas à sociedade e à família”, destacou Mara.

CRAS CREAS On-line – Canal de atendimento à pessoa em situação de rua

Qualquer morador de Cotia, ou quem esteja passando pela cidade, pode ajudar as equipes do CREAS a localizar pessoas em situação de rua. Basta enviar uma mensagem de texto para o Whatsapp 11 9 6300-7500. No menu, a opção 9 é para informar o endereço em que a pessoa foi vista. A equipe do CREAS faz a abordagem.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?