A Defesa Civil do Estado de São Paulo renovou o alerta para a continuidade das fortes chuvas nos próximos dias, com previsão de volumes elevados até quarta-feira (5).
Regiões como Vale do Ribeira, Itapeva, Bauru, Araraquara, Presidente Prudente, Marília, além da capital paulista e a Região Metropolitana de São Paulo, estão entre as áreas mais afetadas. O aviso também inclui a Baixada Santista, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte, Campinas, Sorocaba, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Araçatuba.
Diante do grande volume de precipitações já registrado e do risco de novos transtornos, o gabinete de crise será mantido em funcionamento até quarta-feira, das 14h às 22h, para monitorar a situação e coordenar emergenciais em tempo real.
Medidas de segurança
A Defesa Civil reforça algumas orientações para a população durante esse período de instabilidade climática:
Evite transitar por áreas alagadas.
Fique atento a sinais de deslizamento, como rachaduras no solo ou em paredes, além da inclinação de árvores e postes.
Caso more em uma área de risco, procure abrigo seguro ao menor sinal de desmoronamento ou enchente.
Acompanhe as atualizações meteorológicas e siga as orientações dos canais oficiais da Defesa Civil.
A população deve se manter atenta e seguir as instruções das autoridades para evitar riscos. Em caso de emergência, os números de atendimento são 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).