Cotia recebe R$ 90 milhões do governo estadual para melhorias na Raposo Tavares

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Na manhã desta sexta-feira (27), o município de Cotia recebeu R$96 milhões em investimentos para o projeto de mobilidade na rodovia Raposo Tavares. O projeto foi concebido pela gestão do prefeito Rogério Franco, em 2019, e apresentado ao governo do Estado, já que a rodovia está sob jurisdição estadual, por meio do DER.

O anúncio dos investimentos foi feito durante evento com o governador João Doria (PSDB) e o prefeito Rogério Franco (PSD), além dos deputados federais Herculano Passos e Alexandre Frota, do deputado estadual, André do Prado, vereador Celso Itiki, presidente da Câmara do município, os demais vereadores de Cotia e prefeitos da região.

A obra que será licitada nos próximos dias contempla intervenções do km 23,2 ao 26,8. O projeto foi contratado pela prefeitura de Cotia, que investiu R$5 milhões na sua elaboração. A obra beneficiará diversas cidades da região, entre elas, Vargem Grande Paulista, Carapicuíba, Osasco e Itapevi.

“Depois de 30 anos de espera, conquistamos a tão sonhada parceria com o Estado para executar obras que vão melhorar o trânsito na Rodovia Raposo Tavares. Serão R$ 96 milhões de investimentos e intervenções dos kms 23,2 ao 26,8. Uma obra que será possível graças ao empenho da Prefeitura e ao apoio do governador João Doria”, comemorou Rogério Franco.

O governador João Doria destacou a importância dos investimentos para Cotia. “É uma data importante para Cotia e para toda a região. O governo do Estado faz um investimento de R$96 milhões para infraestrutura na rodovia. É um orgulho realizar este sonho tão antigo de todos desta região”, disse o governador.

A licitação será lançada nos próximos dias e a expectativa é de que entre 45 a 50 dias as obras sejam iniciadas. As intervenções pretendem desafogar congestionamentos diários no trecho, causado pelo grande volume de veículos que entram e saem da capital pela Raposo, situação agravada pela pequena quantidade de viadutos.

Projeto contempla novas transposições sobre a rodovia

As obras que serão executadas foram divididas em fases e, na primeira, haverá intervenção nas proximidades do km 24+800, onde será construída uma nova transposição sobre a rodovia, e o trevo do km 26, que deverá ser adequado e melhorado.

O viaduto sobre a rodovia, no km 24+820, ligará a Rua Mazel à Rua dos Manacás, que funciona como uma marginal leste da SP-270. Esta intervenção será ainda complementada com a implantação de uma nova ligação entre a Rua dos Manacás e a Avenida das Acácias e implicará na remoção da passarela existente naquele local.

No trevo do km 26, na lista Leste da rodovia, será feita uma remodelação das alças do trevo parcial existente (projeção da Estrada Embu), além de nova opção de viário municipal.

A segunda fase do projeto abrange três localidades: as proximidades do km 26+500, onde haverá uma nova transposição sobre a rodovia no alinhamento da Avenida José Giorgi; uma marginal e outras melhorias do lado da Pista Leste, na altura do km 27+500; e uma faixa adicional, também na Pista Leste, na continuidade do trevo do km 26.

Também nesta fase será feita a transposição no km 26+500, da Avenida José Giorgi para a Pista Leste, sentido capital, e a implantação de Via Marginal e Acesso, km 27+500, Pista Leste – uma nova pista lateral às margens da Rodovia Raposo Tavares, do lado da Pista Leste (sentido capital), entre o km 27+600 e o km 27+000 (Avenida Sir Henry Welcome), além de ampliação e melhorias na própria Pista Leste, próximo do entroncamento com a Estrada da Capuava.

Entre os km 25 e 26, sentido capital, será implantada uma faixa adicional desde a alça de entrada até a marginal que se inicia no km 25. Uma nova via de ligação entre a Estrada Velha de Cotia e a Estrada Embu.

Já a fase três do projeto prevê grandes reformulações nas proximidades do trevo da Granja Viana, altura do km 22+800. O dispositivo existente é um trevo parcial que conecta a estrada com a Avenida São Camilo, que se constitui na principal via de entrada à Granja Viana. O trevo será também uma opção de retorno em ambos os sentidos da rodovia.

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