Cotia lança a 2ª edição do ‘Homem com Ciência’ no Dia do Laço Branco

Fotos: Alexandre Rezende

Foi lançada na segunda-feira (6) a 2ª edição do Programa ‘Homem com Ciência’ que começa o atendimento ainda este mês. A data foi escolhida por ser o Dia do Laço Branco pela vida e pelo fim da violência contra a mulher e Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. O professor, cientista social e filósofo, Sérgio Barbosa, especialista em violência de gênero e masculinidades, ministrou a palestra ‘Homens aliados pelo fim da violência contra a mulher’. O evento integrou a programação dos “16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.

O encontro foi organizado pela Secretaria de Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher. “A 2ª edição do ‘Homem com Ciência’ atende agressores e contamos com o apoio da Delegacia da Mulher de Cotia e do Ministério Público”, explicou a Vice-Prefeita e titular da pasta, Ângela Maluf. “Temos que romper com a violência. Nossa responsabilidade é muito grande e não podemos fechar os olhos. Todos aqui devem ser multiplicadores desta luta”, afirmou.

O professor Sérgio Barbosa falou sobre o universo árido que ladeia o mundo dos “homens em situação de violência” e como falta diálogo com este público no sentido de entender como ele chegou a tal condição e retirá-lo de lá. “Mesmo com a Lei Maria da Penha vimos a violência contra a mulher crescer”, comentou. Segundo Barbosa, muito se deve à tipificação dos crimes, que não são mais relacionados apenas à violência física, mas também a psicológica, a moral, entre outras. Ele viajou por diversos continentes em busca de experiências que atuassem no resgate deste homem para que ele rompa com a atual situação. “Conheci o fundador do Laço Branco, no Canadá”, contou Barbosa. “É impossível combater a violência sem atender os homens”, destacou o professor. Ele lembrou que o patriarcado está enraizado na nossa cultura e que apenas enfrentar o agressor pode criar revanchismo e mais violência.

Também participaram do evento o Promotor Ricardo Navarro, a Delegada da Mulher de Cotia, Daiana Cotait, a Secretária Adjunta dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher Olympia Navasques, além dos palestrantes do programa ‘Homem com Ciência’: Adenilson Borges da Silva (preparador físico), José Belchior (professor), Fabricio Leiva (líder religioso), Mario Albuquerque (psiquiatra), Francisco Machado (advogado), Francisco Luiz, pedagogo e Doutor em Educação pela USP.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?