Cotia inicia cadastro para distribuição de absorventes higiênicos gratuitos

Está aberto o cadastro ao Programa ‘Sempre+Livre‘, lançado pela Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, que prevê a distribuição de absorvente higiênico para meninas com idade a partir de 9 anos, que sejam estudantes da rede municipal de ensino, cujas famílias estejam inscritas no CadÚnico e tenham NIS (Número de Inscrição Social).

Para se inscrever basta procurar uma unidade do CRAS mais próxima ou acessar o CRAS CREAS On-line, pelo WhatsApp (11) 96300-7500 e escolher a opção 16. “Este é um programa que devolve a dignidade às mulheres carentes que se veem com as relações de trabalho, sociais e de estudo prejudicadas por não terem condições de comprarem absorvente higiênico. Ainda em 2021, em conversa com o prefeito Rogério Franco, discutimos uma forma de auxiliar as meninas carentes de nossa cidade neste sentido. Ele apresentou um Projeto de Lei na Câmara e, entendendo a importância da matéria, os vereadores aprovaram e o prefeito sancionou. A partir de agora, damos início a este programa que reconhece a importância da mulher na sociedade e que não permite a sua exclusão por nenhum motivo”, disse Mara Franco, titular do Desenvolvimento Social e presidente do Fundo Social.

Foto: reprodução/Prefeitura

A secretária também destacou a importância do Conselho Municipal de dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) que deliberou sobre a aquisição dos absorventes com recursos do Fundo Municipal. As inscritas receberão um cartão para retirada de um pacote de absorvente mensal, pelo período de seis meses, o prazo pode ser prorrogado por mais seis.

O programa ‘Sempre +Livre’ nasce como uma política social que também contempla ações e articulações entre órgãos públicos, sociedade civil e a iniciativa privada, que visem ao desenvolvimento do pensamento livre de preconceito, em torno da menstruação; incentivo a palestras e cursos abordando a menstruação e a menarca como um processo natural do corpo feminino; distribuição de materiais explicativos que abordem o tema e, pesquisas para aferição dos lares nos quais as mulheres não têm acesso a absorventes higiênicos.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?