Cotia está entre as 50 Melhores Cidades do Brasil, aponta estudo

Foto: Vagner Santos

No mês de julho, a Revista IstoÉ acaba publicou o anuário ‘As Melhores Cidades do Brasil‘, realizado em parceria entre a Editora Três e a Agência de Classificação de Risco de Crédito Austin Rating com o objetivo de analisar, classificar e mapear o nível de desenvolvimento socioeconômico nos 5.565 municípios brasileiros emancipados até 2013. Foram analisados indicadores municipais do ano de 2021, além dos últimos dez anos. Cotia aparece entre as 50 melhores cidades na classificação geral nacional, na categoria ‘Cidade de Porte Grande’.

O estudo analisou quatro grupos de indicadores (Fiscais, Econômicos, Sociais e Digitais), além de 16 subgrupos (Capacidade de arrecadação, Capacidade de Pagamento, Execução do orçamento, Aplicação na saúde e educação, Capacidade de pagamento, Padrão de vida, Mercado de trabalho, Comércio exterior, Atenção ao jovem, Responsabilidade social, Habitação, Qualidade de vida, Desenvolvimento humano, Saúde, Mobilidade digital e Acesso digital ao conhecimento).

Cotia ficou com a 46ª colocação na Classificação Geral Nacional ‘Cidade de Porte Grande’. Na avaliação dos ‘Indicadores Econômicos’ o município aparece com a 31ª melhor pontuação no ranking ‘Geral Nacional’. No subgrupo econômico ‘Padrão de Vida’, Cotia desponta como a 20ª melhor cidade. Já no subgrupo ‘Execução do orçamento’, que integra os ‘Indicadores Fiscais’, Cotia ocupa a 37ª posição no ranking das cidades de Porte Grande.

“Recebemos estes resultados com muita alegria, pois mostram que Cotia está no caminho certo. Por outro lado, o resultado nos pontua onde precisamos melhorar ainda mais. Seguimos trabalhando muito e investindo na qualidade de vida, na segurança e no bem-estar da nossa população”, disse o prefeito Rogério Franco. “Cotia se desponta nos indicadores econômicos: foi uma grata surpresa o desempenho com a 31ª colocação no ranking nacional e a 20ª posição no sub indicador Padrão de Vida”, destacou.

As informações do anuário foram extraídas de fontes primárias públicas, como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Datasus, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), entre outras.

Anuário ‘Melhores Cidades do Brasil’

Melhores resultados de Cotia

Classificação Geral Nacional – Cidade de Porte Grande: 46ª colocação

Indicadores Fiscais:

  • Cidade de Porte Grande Geral: 49ª colocação
  • Execução do Orçamento (Porte Grande): 37ª colocação
  • Execução do Orçamento Geral Nacional: 46ª colocação
  • Capacidade de Pagamento (Porte Grande): 49ª colocação

Indicadores Econômicos:

  • Classificação Geral Nacional: 33ª colocação
  • Cidade de Porte Grande Geral: 31ª colocação
  • Padrão de Vida Geral Nacional): 35ª colocação
  • Padrão de Vida Porte Grande: 20ª colocação

Em Indicadores Sociais:

  • Responsabilidade Social Porte Grande: 41ª colocação
  • Desenvolvimento Humano: 50ª colocação

Fonte: Anuário Melhores Cidades do Brasil (Ed. Três e Austin Rating)

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?