Apesar das chuvas, represas que abastecem região de Cotia tem níveis abaixo de 50%

O mês de outubro marca o início da temporada de chuvas em toda região sudeste do país. Só nos últimos 25 dias, 78,4 milímetros de água atingiram o Sistema Alto Cotia, composto pela Represa Pedro Beicht e a Cachoeira da Graça, na Reserva Florestal do Morro Grande. Ainda assim, não foi suficiente para melhorar os níveis de armazenamento de água: hoje (25) o Sistema opera com 47,5% de sua capacidade.

O Alto Cotia, que abastece Cotia, Embu das Artes e Itapecerica da Serra, possuiu variação de 0,2%, segundo o monitoramento da Sabesp. Mesmo após uma semana de chuvas, o volume do sistema ainda é menor que o de 7 de outubro, quando operava com 48,7% de sua capacidade máxima.

Os demais mananciais da Região Metropolitana de São Paulo seguem em situação semelhante: o Cantareira segue em nível crítico, com apenas 28% de sua capacidade. Já o Alto Tietê operava com 39,2% até essa segunda (25), Guarapiranga com 49,5% e Rio Claro com 41,2%.

Segundo a Sabesp, não há risco de desabastecimento, já que o Sistema que abastece a região é integrado e flexível, o que permite transferência de água entre as regiões que mais necessitarem.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?