Alunos da Escola Municipal Teresa Maia participa de Festival de Tênis

Fotos: Vagner Santos

Um grupo de alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, da E.M Teresa Benvinda Hervey Costa Maia, participou de um Festival do Tênis, na manhã dessa quinta-feira (17), no Ginásio Municipal de Esportes do Parque São George. A atividade fez parte do Programa Tênis nas Escolas, realizado pela Secretaria de Educação por meio de uma parceria com o Instituto Patrícia Medrado que, desde o início de 2020, desenvolveu um projeto de capacitação de professores da rede municipal para que pudessem inserir a modalidade nas atividades de educação física. Ao final do festival, os alunos receberam uma medalha.

Os alunos ocuparam a quadra do ginásio que foi divida por estações. Os participantes realizaram várias atividades com movimentos do tênis, sob a orientação da tenista Patrícia Medrado, com o apoio dos professores. “Tivemos grandes desafios, por conta da pandemia, foi uma situação emergencial de afastamento, não estávamos acostumados, mas isso não desmotivou os professores e nem os alunos, estão todos animados e ansiosos. É uma satisfação ver este momento de festival e mostrar que o tênis pode, sim, ser uma prática coletiva com proposta lúdica”, destacou a tenista.

A diretora da escola, Kátia Santos, disse que, desde que os alunos voltaram presencialmente para a escola, em 2021, os professores já iniciaram um trabalho de tênis com os alunos. “Este projeto quebrou barreiras de que tênis é esporte de elite. As crianças estão adorando e o ‘Tênis nas Escolas’ trouxe conhecimento de como adaptar o esporte para o nosso dia a dia”, comentou.

O projeto Tênis nas Escolas está chegando à fase final da parceria com a Secretaria de Educação, que é a realização de festivais com os alunos. Nos próximos meses, outros festivais acontecerão em escolas municipais.

Tênis nas Escolas

Tênis nas Escolas um Programa que capacita professores e insere a prática esportiva nas aulas e atividades de educação física. É realizado pelo Instituto Patrícia Medrado, Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca) e conta com patrocínio da AstraZeneca. Chegou a Cotia no início de 2020 por meio de uma parceria com a Secretaria de Educação.

Professores de educação física foram capacitados para a inserção do tênis de campo com a filosofia de esporte educacional em suas aulas, construindo na rede municipal de ensino uma nova experiência para professores, alunos e toda a comunidade. As aulas foram ministradas pela própria Patrícia Medrado.

Ao final do curso, as escolas participantes receberam a doação de todos os itens necessários para a prática do esporte, como raquetes, bolinhas e kit de rede, e os professores receberam certificado.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?