Saiba TUDO: como estará a moda nessa próxima Black Friday?

Por Celso Finkler

Black Friday é a principal data de promoções e ofertas do ano e a moda, é claro, não ficará de fora. Este ano será realizada no dia 26 de novembro, na última sexta-feira do mês.

Criada nos Estados Unidos, a Black Friday acontece tradicionalmente após o feriado de Ação de Graças, o Thanksgiving, onde as lojas apresentam descontos especiais para celebrar o início da temporada de compras até o Natal.

Mas como surgiu o nome Black Friday? Embora hoje esteja associado ao maior dia de compras dos Estados Unidos, o termo Black Friday (sexta-feira negra, em inglês) se referia originalmente a eventos muito diferentes. O adjetivo negro foi usado durante muito tempo para retratar diversos tipos de calamidades. A primeira vez que o termo foi usado foi em 1869, quando dois especuladores tentaram tomar o mercado do ouro na Bolsa de Nova York. O governo foi obrigado a intervir para corrigir a distorção, elevando a oferta da matéria-prima ao mercado, os preços caíram e…

Mas a popularidade da expressão se deu mesmo em 1952, quando as autoridades americanas se referiam ao trânsito intenso de pedrestres e carros que sairam às ruas, apesar do inverno, dando início a estação de compras natalinas.

No Brasil desde 2010, a sexta-feira de super promoções tem feito, cada vez mais, parte de nossas vidas e tornado o mês de novembro um verdadeiro mar de oportunidades para garantir aquilo que você semprer quis ter com descontos especiais!

A moda, um dos setores que foram mais afetados pela pandemia promete ser aquele a dar maiores descontos. Quase ninguém comprou roupa, no máximo um pijama, um chinelo confortável ou uma roupinha pra ficar mais em casa.

Por isso a regra é clara: quanto maior o estoque, maior a oferta. Para quem tem estoque parado é uma tendência os descontos serem maiores. Assim as marcas podem se capitalizar e prepararem-se para o Natal. Roupas, calçados, acessórios, perfumaria e cosméticos são produtos que podem valer a pena serem adquiridos com super descontos. 

Isso sem falar que a Black Friday pode ser uma oportunidade única para você começar a fazer as suas compras de Natal. Quando for analisar o que será bom para comprar, já vá pensando nos presentinhos e aproveite os mega descontos que irão acontecer.

Mas como se preparar para a Black Friday? Veja abaixo 10 dicas incríveis que o Fashion Bubbles nos deu para economizar de verdade nas suas compras físicas e online. Melhor do que economizar é passar longe da Black Fraude!

1. Faça uma lista com todos os itens que pretende comprar. Não esqueça de incluir os presentes de Natal na relação.

2. Use um site como o Buscapé para pesquisar o valor atual – sem descontos – de cada item de sua lista. Buscadores como esse permitem que você veja os preços de até 6 meses atrás.

3. Anote não só o preço atual de cada mercadoria como também o menor valor que elas atingiram nos últimos meses.

4. Descubra quando as lojas que vendem os seus produtos que listou irão entrar em promoção. Algumas ficam em liquidação durante todo o mês de novembro. Outras, apenas na última semana do mês. No entanto, a maioria participa só no dia 26 de novembro mesmo.

5. No dia D, não se esqueça de retornar às suas anotações e conferir se os descontos estão mesmo valendo a pena.

6. Encontrou negócios lucrativos? Não esqueça de consultar a credibilidade da loja em sites como o Reclame Aqui.

7. Perto da data, o Procon também disponibiliza uma lista de estabelecimentos que enganam o consumidor. Confira e preste o máximo de atenção!

8. Cheque o frete principalmente se a sua lista para a Black Friday contém presentes de Natal. Você precisa garantir que tudo chegue antes de 25 de dezembro, não é verdade?

9. Não deixe de observar as formas de pagamento, isto porque muitas lojas oferecem desconto extra para quem paga à vista ou no boleto.

10. O produto chegou mas não era o que você esperava? O Código do Consumidor prevê o direito ao arrependimento para todas as compras online. Você pode solicitar o seu dinheiro de volta até 7 dias após a entrega.

Agora é só saber o quanto você pretende gastar e ir às compras! Mas auto lá: só compre aquilo que você poderá pagar. Sem essa de se endividar apenas porque o preço estava atrativo. Pesquise, planeje e uma ótima Black Friday pra você!

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?