Ele vem diferente, num ritmo quente… o verão vem aí!

Por Celso Finkler

Contrariando as tendências da primavera, o verão, no hemisfério sul, aposta num ar mais sombrio para a estação. O calor aparece na relação das roupas com o nosso corpo: as rendas, as transparências e os recortes que colocam a pele em evidência. E, claro, em um mundo tão cosmopolita como o nosso, isso se refletirá imediatamente naquilo que veremos em nossas vitrines daqui a poucos dias. Na cartela de cores prevalecem os tons de preto, cinza, roxo e azuis intensos. Os tecidos chegam mais encorpados. Destaque para o couro e tecidos que o imitam. Na modelagem, volumes que valorizam os quadris e os ombros.

Calada noite preta, noite preta

Um astral de mistério e underground que ronda os clubes noturnos invadirá as coleções de verão. A estética heavy metal e gótica nos contrastes entre preto e roxo, remetendo diretamente aos anos 80, se mistura com a subcultura da moda romântica, mixando a doçura das pérolas com a estética punk rock.

Todos ao mar!

O estilo náutico, sempre em alta no verão, trouxe para a moda referências do universo aquático, como roupas de mergulho, redes, corais, sereias e conchas.

Vai dar no couro

Contrariando todas as expectativas para a estação mais quente do ano, as roupas de couro serão uma unanimidade neste verão. O couro, quando bem aplicado, confere às roupas um ar de sensualidade que torna qualquer look irresistível.

Vestindo a carapuça

Azzedine Aläia eternizou a icônica silhueta de Grace Jones com capuzes acoplados a vestidos, tops e blusas. Isso bastou para que grandes marcas trouxessem a fluidez digna das maiores divas da cultura pop para a moda do dia a dia. O capuz ressurge numa variedade de cortes e cores invadindo desde peças mais glamourosas até a moda streetwear.

Renda-se, agora!

A renda reaparece em produções completas, exalando sensualidade. Use-a em peças que vão por baixo de outras, aparecendo sob transparências, recortes e decotes. E se você for daquelas recatadas e do lar, vale aplicar renda em todos os laços e babados disponíveis em seu guarda-roupas.

Tons da terra

A cor laranja e os tons terrosos sempre estarão em evidência na estação mais tórrida do nosso calendário. As cores da canela, da raiz, da telha, do ocaso, do fim de tarde compõem muito bem com a nossa brasilidade. Tenha pelo menos uma peça nestas cores.

Você já foi mais folgada antes!

Chega de peças largas e distantes do corpo. Já passamos tempo demais confortáveis em nossas roupas. As silhuetas justas invadirão as ruas, tanto em peças de alfaiataria como em roupas esportivas, casuais ou estilosas. Mas, se você vir algum drapeado por aí, não se assuste! Enrugar o tecido para criar novos volumes e criar efeitos surpreendentes também foi uma aposta de vários designers para este verão.

Corte e use

Que rasgo no joelho, que nada. As calças de alfaiataria virão com coxas quase desnudas e os vestidos longos e provocantes, com recortes que deixarão as partes mais íntimas em evidência. Sim, a moda verão pede esta ousadia. Os recortes também aparecerão para sugerir um novo modo de usar as jaquetas, casacos e blazers. Zíperes frontais foram substituídos por transversais, que podem permanecer fechados ou ficar abertos dando um toque de pura sensualidade.

Tem bolso para todos os gostos

A funcionalidade dos bolsos utilitários invadirá quase todas as peças. Grandes bolsos apareceram em microssaias.  Jaquetas de seda ganharam inúmeros bolsos e fivelas. Saias jeans renasceram com a tridimensionalidade dos bolsos nos quadris.

É bolso que não acaba mais!

Amo um degradê

Para você que se cansou do tie dye durante a pandemia, prepare-se: o degradê vem com tudo. O vermelho e laranja fundem-se até encontrar o roxo, como em um drink de verão à beira da piscina.

Transparência total

Novamente o corpo ficará em evidência, só que agora, por inteiro. As peças explorarão a transparência ao longo de todo o seu corpo, cobrindo pescoço, braços e pernas. O corpo estará coberto mas não escondido.

Lingeries à mostra

O cós da calcinha aparece sutilmente na cintura baixa. O sutiã escapa quase sem querer através de top justíssimo, enquanto camisolas transparentes, que viraram vestidos, revelam lindas lingeries. Isso sem falar no corselet que decidiu sair do anonimato para aparecer sobreposto às roupas.

Esta é a moda que promete subverter o conceito de roupas leves e práticas, mais fáceis de serem usadas no calor. E esta é a graça do universo fashion: ousar, sair do lugar comum e desestabilizar o óbvio. Mas e o resto? Ah, o resto já saiu de moda faz tempo!

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?