2024: A moda do futuro chegou

Que a moda é dinâmica e está em constante evolução, já sabemos. Entretanto, ela tem se moldado mais rapidamente ao nosso mundo, absorvendo as influências culturais, tecnológicas e sociais que estamos vivendo. Com base nestas mudanças, a moda seguirá tendências que até imaginávamos existir, mas que não esperávamos ver tão cedo em nossos closets. Que tal conhecê-las?  

Moda sustentável e cada vez mais consciente. Em outras edições da Tudo já falamos muito sobre moda sustentável. Só que hoje, seja na política quanto na economia, a crescente conscientização ambiental tem determinado os caminhos a serem seguidos e, na moda, não seria diferente. As marcas estão, cada vez mais, abraçando as práticas sustentáveis que vão desde uso de materiais reciclados até processos de produção mais eco-friendly. E nós, consumidores modernos, que sempre valorizamos a transparência e a responsabilidade social, estamos impulsionando o consumo de roupas que respeitem, de uma vez por todas, o meio ambiente.

Tecnologia que se veste. Qual a primeira coisa que você faz ao acordar? Olhar o seu smartphone? Sem perceber, a tecnologia já invadiu a nossa pacata vidinha, não é verdade? As roupas que vestimos também estão passando por esta evolução incorporando aos poucos elementos tecnológicos. Roupas inteligentes, tecidos que se adaptam às condições climáticas e acessórios conectados são apenas algumas das inovações que têm ganhado lugar nas vitrines das marcas de moda mais desejadas do país e que estarão logo, logo, em seu guarda-roupas. Quer apostar?

Looks futuristas inspirados nos anos 80. A moda é cíclica, ok! Mas alguém já ouviu falar no estilo retro futurista? Pois bem… As cores vibrantes, as linhas arrojadas e designs que exploram uma visão do futuro a partir de décadas passadas vieram para confundir as nossas cabecinhas. Mas como assim? Essa mistura do nostálgico com o visionário está criando um visual único na moda que reflete na evolução de peças com muito estilo e criatividade. 

Viva a diversidade e a inclusão! A representatividade e a diversidade têm ganhado destaque na indústria da moda nos últimos tempos e, este ano, esta tendência continua em ebulição. Vocês já perceberam que as marcas estão abraçando uma variedade de tamanhos, cores, idades, gêneros e origens culturais? Estar na vanguarda da moda é atender a uma audiência global mais diversificada e atenta a tudo que inclui e agrega.

Parece que esta roupa foi feita exclusivamente pra mim! Com os 15 minutos de fama se perpetuando nas redes sociais, a busca pela individualidade tem impulsionado a procura por roupas e acessórios hiper-mega-super-ultra-blaster personalizados. Atentas a esta tendência, algumas marcas já permitem que sejam personalizados não apenas o estilo, mas também ajustes precisos em suas roupas. A era da moda personalizada já começou, onde cada peça é única e adaptada à sua preferência.

Não é emocionante ver todas essas mudanças e inovações moldando a indústria da moda? Com a crescente (e um pouco tardia) conscientização ambiental, o papel da tecnologia e a valorização da inclusão, a moda não apenas espelha tendências estéticas mas também reflete os nossos desejos, vontades e valores. É a moda, mais uma vez, sendo um espelho dinâmico nos colocando frente a frente com as complexidades e maravilhas do nosso tempo.

Celso Finkler

[email protected]

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?