Seguindo a tendência, Cotia cresce!

Foi-se o tempo em que cidades como Cotia, Vargem Grande Paulista e Ibiúna eram apenas uma alternativa econômica de moradia para quem trabalha em São Paulo. Essas cidades estão em franco desenvolvimento, sendo que apenas Cotia tem quase 300 mil moradores e um PIB de R$14 bilhões que está entre os 100 maiores do Brasil.
De acordo com o que foi divulgado pelo IBGE no início do ano, a Grande SP ganhou 2 milhões de habitantes; Cajamar, Santana de Parnaíba e Cotia têm alta acima de 40%.
A população da cidade de Cotia chegou a 273.640 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 36,04% em comparação com o Censo de 2010.

No ranking de população dos municípios, Cotia está:

  • na 29ª colocação no estado;
  • na 50ª colocação na região Sudeste;
  • na 100ª colocação no Brasil.

A pesquisa do IBGE também aponta que a cidade de Cotia tem uma densidade demográfica de 844,58 habitantes por km² e uma média de 2,85 moradores por residência.

A Revista Isto É publicou no ano passado o anuário ‘As Melhores Cidades do Brasil’, realizado em parceria entre a Editora Três e a Agência de Classificação de Risco de Crédito Austin Rating com o objetivo de analisar, classificar e mapear o nível de desenvolvimento socioeconômico nos 5.565 municípios brasileiros emancipados até 2013. Foram analisados indicadores municipais do ano de 2021, além dos últimos dez anos. Cotia aparece entre as 50 melhores cidades na classificação geral nacional, na categoria ‘Cidade de Porte Grande’.

O estudo analisou quatro grupos de indicadores (Fiscais, Econômicos, Sociais e Digitais), além de 16 subgrupos (Capacidade de arrecadação, Capacidade de Pagamento, Execução do orçamento, Aplicação na saúde e educação, Capacidade de pagamento, Padrão de vida, Mercado de trabalho, Comércio exterior, Atenção ao jovem, Responsabilidade social, Habitação, Qualidade de vida, Desenvolvimento humano, Saúde, Mobilidade digital e Acesso digital ao conhecimento).

Cotia ficou com a 46ª colocação na Classificação Geral Nacional ‘Cidade de Porte Grande’. Na avaliação dos ‘Indicadores Econômicos’ o município aparece com a 31ª melhor pontuação no ranking ‘Geral Nacional’. 

No subgrupo econômico ‘Padrão de Vida’, Cotia desponta como a 20ª melhor cidade. Já no subgrupo ‘Execução do orçamento’, que integra os ‘Indicadores Fiscais’, Cotia ocupa a 37ª posição no ranking das cidades de Porte Grande.

Cotia está entre as 100 cidades brasileiras mais bem avaliadas em relação a atrativos para o desenvolvimento de negócios, considerando condições específicas. É o que diz o estudo ‘Melhores Cidades para Fazer Negócios 2.0 – versão 2020’, realizado pela Urban Systems e divulgado, nesta semana, pela Revista Exame.

Mas, e a Raposo? 

O “diz que me diz” das obras de melhorias da Raposo Tavares parece que finalmente está prestes a sair do papel. O Governo do Estado abriu a licitação no final de 2022 para escolher a empresa que responsável pelas obras e a Compec Galasso Engenharia e Construções Ltda foi a escolhida, ao valor final de R$ 90.574.896,57. Caberá a ela os serviços de readequação do km 22 até o 27 da rodovia.

No projeto, implantação de faixa de aceleração e melhorias no viaduto do Km 22,8, construção de retorno no km 25, retorno no km 26,8 (acesso à José Giorgi), intervenções nos viadutos, etc.

Essas obras foram anunciadas em agosto de 2021 pelo então governador João Doria. Coube à prefeitura a entrega do projeto executivo, avaliado em R$5 milhões.

Chegou a ter um boato de que o governador Tarcísio de Freitas havia suspendido a licitação, o que não ocorreu. 

Fases do projeto:
1-Construção de retorno no Km 25, ligando as ruas Mazel e Manacás / Nova ligação entre a Manacá e Acácias / Melhorias no retorno do km 26, no acesso à Estrada do Embu;

2-Viaduto de acesso da José Giorgi à Raposo no Km 26,8 / Criação de marginais nos dois lados entre os kms 26 e 27,5 e faixas adicionais / Faixa adicional entre a saída da Estrada do Embu até o Km 25;

3-Reforma e ampliação do retorno do km 22,8, que dá acesso à Avenida São Camilo e Estrada da Aldeia, um ponto muito crítico de congestionamentos há vários anos.

Ao longo dos últimos anos, pesquisas foram realizadas do Km 21 ao Km 30 da Rodovia Raposo Tavares. Foi possível constatar que 60% do tráfego nesse trecho é local, ou seja, são viagens curtas, nos dois sentidos, SP-Interior, e interior-SP, que levam as pessoas de Cotia um lado para o outro da estrada, por falta de conexões viárias alternativas à rodovia.
Valorização Imobiliária

De acordo com o estudo Melhores Cidades para Fazer Negócios Edição 2022, no indicador Comércio, a cidade ficou com a 26ª colocação no ranking nacional e, em Mercado imobiliário, registrou a 56ª posição entre as 326 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. De imóveis mais econômicos a residências de alto padrão, com metragens de R$3.200 a R$10 mil o metro quadrado, passando por R$7.500 o metro quadrado.

A grande expectativa da região de Cotia está voltada para a verticalização do município. De acordo com leis complementares aprovadas pelos vereadores da Câmara Municipal, foi autorizada a construção de prédios de até 30 andares em áreas específicas da cidade. 

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