Quiabo: mal falado e gosmento, mas a gente ama!

O quiabo é a fruta do quiabeiro (Abelmoschus esculentus). Mesmo que a gente durante uma vida considere ele um legume, o quiabo é um fruto. A classificação desse alimento como fruto se dá, simplesmente, pelo fato de ele possuir sementes em sua parte interior, assim como é o caso do tomate.

Apesar de ser vítima de preconceito, muitas comidas brasileiras e marcantes contêm quiabo. Ele é comprido – entre 10 cm e 15 cm – com formato semelhante a um cone e cor verde. Sua textura externa é aveludada, e, por dentro, possui uma “famosa” baba e pequenas sementes.

Famosa porque a baba do quiabo é motivo de discussão familiar, assim como a uva passa. Tem quem ame, mas tem quem odeie (e muito!).

Após o plantio, no período de 60 a 75 dias, o fruto já está pronto para ser colhido

Os avessos ao fruto devem se perguntar: por que devo comer quiabo? 

A resposta é simples: entre as propriedades nutricionais do quiabo, está uma boa quantidade de fibras, vitamina C, ácido fólico e antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres e melhoram o sistema imunológico.

Suas sementes são ricas em proteínas, e, por isso, o quiabo também ajuda na melhora do trato intestinal. Seu consumo contribui para o combate de verminoses, diarreia e problemas no estômago.

Tá, mas e a baba do quiabo?

A baba do quiabo contém benefícios também. Suas propriedades incluem a capacidade de se ligar com o colesterol durante a digestão, auxiliando na sua excreção e evitando que ele seja absorvido pelo corpo.

Como tirar a baba do quiabo? 
Suco de limão + vinagre é uma ótima solução
Você pode preparar uma mistura de suco de 3 limões com 2 colheres de vinagre e fazer como na dica anterior: cortar as pontas do quiabo e deixar de molho, só que dessa vez por apenas 15 minutos. Você vai ver como toda a baba sairá muito facilmente.

Há milênios, o quiabo era cultivado no território africano. Com a vinda dos escravizados para as Américas, no século XVI, por meio das navegações europeias, o alimento chegou ao Brasil. O clima quente de boa parte do país, semelhante ao encontrado na África, contribuiu para o cultivo do vegetal, que se incorporou à culinária local.

Curiosidade
No candomblé, existem rituais em que o alimento é utilizado como oferenda aos orixás Ibeji, protetor das crianças, e Xangô, que representa a justiça. 

Comida de Orixá com quiabo.
Amalá, o prato oferecido ao Orixá Xangô.

Espetinho de quiabo com bacon

Ingredientes:

  • Quiabo (escolha os maiores);
  • Bacon em tiras;

Modo de fazer:

Lave bem os quiabos e corte em pedaços de aproximadamente 3 cm cada;

Embrulhe esses pedaços de quiabo em tiras de bacon;

Coloque os espetos que for usar de molho em água gelada por alguns minutos;

Espete o quiabo com bacon;

Se preferir, intercale com outros vegetais, como cebola, tomate, abobrinha ou pimentão;

Leve para a grelhada churrasqueira ou em forno pré-aquecido;

O espetinho vai estar pronto quando os ingredientes estiverem dourados em todos os lados.

Receita do tradicional Frango com Quiabo

Ingredientes

800 gramas de frango
1 cebola
1 colher (sopa) de óleo de girassol
1 tomate 
3 dentes de alho 
1 xícara de chá de água 
200 gramas de quiabo
Sal a gosto
Pimenta-do-Reino Preta a gosto
2 colheres de sopa de cheiro-verde 

Modo de preparo 

Em uma panela grande aqueça o óleo e doure a cebola e o alho.

Acrescente o frango à passarinho e frite até dourar.

Coloque o tomate, sal, pimenta, a água e o quiabo, mexa bem e cozinhe em fogo médio até que o frango esteja cozido.

Finalize com cheiro verde e sirva com angu ou arroz branco.

O quiabo e a alta gastronomia 

Originário do continente africano, o fruto, antes tido como uma iguaria popular e regional, ganha destaque no rastro de uma tendência mundial de resgate e valorização de produtos e ingredientes nacionais na alta gastronomia. Nesse sentido, alguns chefs não abrem mão do produto na criação de pratos sofisticados e saborosos.

Ballotine de frango recheado com purê de coração, mini quiabos tostados, espuma de angu e glace de pé de frango com quiabo

Sem chororô. O acarajé tem quiabo. O quiabo do acarajé pode ser encontrado no caruru. O caruru brasileiro era de ervas que servia para acompanhar outro prato (carne ou peixe). A versão atual do caruru, no entanto, é mais africana que indígena, sendo feita com quiabo, pimenta-malagueta, camarão seco e azeite de dendê.

Quiabo na estética

Hoje em dia é possível ouvir sobre os mais diferentes tipos de tratamentos capilares envolvendo ingredientes comestíveis na composição, não é verdade!? Escova de chocolate, hidratação de amido de milho, maionese, abacate, creme de leite, banana e por aí vai! O quiabo não ficou de fora.

Quem fez a “escova progressiva de quiabo”, afirma: a escova alisa as madeixas sem causar tantos danos quanto uma escova com formol causaria. Além disso, promove fios hidratados, alinhados, com volume reduzido e um super brilho!

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?