Quer um docinho, mas sem o gosto amargo do açúcar? A TUDO te ensina

O açúcar é uma substância bastante divertida: mal entra no corpo e já ativa uma sensação de prazer no cérebro.
Quem nunca terminou de almoçar e sentiu aquela vontade louca de comer um docinho que atire a primeira pedra.
Hoje em dia, com quase todo mundo abominando o açúcar refinado (que pode ser um alimento extremamente inflamatório para alguns organismos), o mundo se abriu para receitas rápidas, menos calóricas e livres deste vilão.
Selecionamos aqui algumas delas, que levam em suas receitas substitutos saudáveis para o açúcar e que podem tranquilamente fazer parte do seu dia a dia.

Curiosidades sobre o açúcar

* Os maiores produtores de açúcar são Brasil, Índia, China, União Europeia e Tailândia. O maior consumidor de açúcar é o Brasil.
* Valores nutricionais? Nenhum. O açúcar contém apenas calorias vazias.
* Você consome em média 30 colheres de chá de açúcar por dia, quatro vezes o recomendado pela Associação Americana do Coração – essa média equivale à ingestão de 496 calorias por dia.
* O consumo não prejudicial para mulheres é de seis colheres de chá de açúcar por dia. Para os homens, esse valor sobe para nove.

Açúcar vicia e esse pode ser o motivo que faz com que você simplesmente não consiga cortar esse ingrediente da sua vida. Essa substância ativa os mesmos receptores cerebrais que ficam ligados em usuários de drogas. Se você sente que não consegue ficar sem aquele docinho depois do almoço e, mesmo que tente, não consegue cortá-lo, a dica é tentar substituí-lo por uma fruta ou outra fonte natural de açúcar. E, como em alguns casos de vício, vale sempre a tentativa de diminuir o consumo gradualmente. A sua saúde agradece.

Bolo de caneca de chocolate – 72kcal por porção

Foto: fotolia.com

Ingredientes

1 ovo
2 colheres (sopa) de leite desnatado
1 colher (sopa) de achocolatado em pó diet
1 colher (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de adoçante culinário
1 colher (sopa) de maisena (amido de milho)
1 colher (sopa) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de farinha de trigo integral
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo

Em uma tigela, bata o ovo com um garfo. Acrescente o leite, o achocolatado, o óleo, o adoçante, a maisena e a baunilha, misture bem. Adicione a farinha e, por último, acrescente o fermento delicadamente. Distribua a massa em canecas de café, deixe um espaço até a boca, pois a massa vai crescer e assim não irá transbordar. Leve ao microondas por 3 minutos, na potência alta, ficando sempre de olho. Retire e decore como preferir. A receita rende 5 porções.

Beijinho light – 72kcal por unidade

Ingredientes

1 lata de leite condensado light
1 colher (sopa) de margarina light
100g de coco ralado
Coco ralado e cravo-da-índia para enrolar

Modo de Preparo

Cozinhe o leite condensado, a margarina, mexendo sem parar com uma colher no fogo brando por 4 a 5 minutos ou até desgrudar do fundo da panela. Retire do fogo, misture o coco, e coloque em um prato untado e deixe esfriar. Com a mão umedecida na água, faça bolinhas e enrole no coco ralado. Para finalizar, coloque os cravos-da-índia e leve à geladeira.

Abacaxi grelhado com creme de iogurte (78 kcal por porção)

Ingredientes

2 rodelas de abacaxi
2 colheres (sopa) de suco de laranja
1 colher (chá) de adoçante culinário

Creme de iogurte
1 pote de iogurte natural desnatado
1 colher (sopa) de raspas de limão

Modo de preparo

Creme de iogurte: coloque o iogurte em um filtro de papel para escorrer o soro. Misture o adoçante e as raspas de limão e leve à geladeira enquanto prepara o abacaxi. Aqueça uma frigideira antiaderente, coloque as rodelas de abacaxi e regue aos poucos com o suco de laranja. Doure dos dois lados. Corte a rodela em 4 pedaços e sirva ainda quente com 1 colher de sopa do creme de iogurte.

O açúcar mascavo é feito a partir da cana-de-açúcar, mas não passa por um processo de refinamento como o açúcar branco, o que faz com que seus nutrientes sejam conservados no produto final. Assim, ele possui minerais como cálcio, magnésio, potássio e fósforo.

7 substitutos para o açúcar refinado

Mel. Além de natural e saboroso, o mel é muito saudável, pois é rico em nutrientes, como cálcio, ferro, potássio e magnésio, e apresenta um grande potencial antioxidante.
Outros possíveis substitutos são: açúcar mascavo, melado de cana-de-açúcar, açúcar demerara, açúcar de coco, stevia, xilitol.

Açúcar de coco

Tem baixo índice glicêmico, o que faz com que ele não cause um grande aumento da glicemia e não estimule a produção de gordura, ajudando na manutenção do peso.

Refinado vs. Demerara

Se você ainda não largou o açúcar refinado, a dica é trocar gradativamente pelo açúcar demerara e isso pode ser feito em qualquer receita.

O açúcar demerara possui naturalmente o melaço, que por si só contém algumas vitaminas e minerais, como cálcio, ferro, magnésio e vitaminas B3, B5 e B6.

Ele possui uma composição nutricional muito similar à do açúcar mascavo, tendo uma diferença que, para muitos, se torna uma opção mais vantajosa: não mantém aquele gosto característico da cana, ou seja, possui uma sabor mais neutro.

A cada 100g de açúcar mascavo é possível obter 127 mg de cálcio, 80 mg de magnésio, 8,3 mg de ferro, 25 mg de sódio e 522 mg de potássio. Já no açúcar refinado, a quantidade desses micronutrientes caem para 4 mg, 1 mg, 0,1 mg, 12 mg e 6 mg, respectivamente.

Em geral, quanto mais escura a cor do açúcar demerara, maior a quantidade de melaço e minerais.

Além disso, por ser menos processado e manter nutrientes como magnésio, manganês e o zinco, o açúcar demerara se torna mais um vez uma melhor opção, já que são empregados pelo organismo na digestão do próprio açúcar.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?