Para o café da tarde: aprenda a fazer pão doce semi folhado

Quem resiste a um pão quentinho e feito na hora? Além de ser o queridinho dos brasileiros, a receita pode ser preparada com poucos ingredientes, tornando-se fácil até mesmo para quem não possui muito conhecimento na área. Se você tem vontade de se aventurar na cozinha e conhecer novas receitas, a Chef Leo Oliveira separou uma receita para ter seu pão saindo quentinho do forno com sabor de padaria diretamente da sua casa.

Ingredientes para a massa

  • 700 g de farinha de trigo
  • 300 ml de leite
  • 100 ml de óleo
  • 15 g fermento biológico seco (ou 45 g de fermento biológico fresco)
  • 2 ovos
  • 100 g de açúcar

Ingredientes para o recheio

  • 200 g de coco ralado
  • 200 g de manteiga ou margarina
  • 100g de leite condensado

Modo de preparo

  1. Comece colocando em um recipiente toda a farinha e o fermento seco e misture bem. Acrescente os ovos, o açúcar, o óleo e quase todo o leite, coloque aos poucos e comece a misturar. Continue colocando o leite até misturar bem, comece a sovar por 10 minutos até ficar uma massa lisa e homogênea.
  2. Depois de bem sovado, retorne a massa dentro da tigela untada levemente com óleo e tampe com um filme plástico. Deixe descansar por aproximadamente 1 hora ou até dobrar de volume.
  3. Unte a bancada com um fio de óleo e coloque a massa, faça movimentos em cima para retirar o ar incorporado, e divida a massa em 10 porções iguais. Após dividir, faça um boleamento em cada porção, deixando-a bem redonda, deixe sobre a bancada por apenas 10 minutos e inicie preparando o recheio.
  4. Misture todos os ingredientes do recheio.
  5. Abra cada porção de massa com um rolo, recheie até a metade e enrole o pão fechando completamente.

Dica da chef: se preferir, na outra metade faça cortes na massa formando tiras e assim feche primeiro a lateral onde tem o recheio, depois puxe cada tira cortada sobre o pão enrolado.

  1. Coloque os pães em uma assadeira untada e enfarinhada com um dedo de distância entre eles. Deixe fermentar e leve ao forno pré-aquecido por 15 minutos à 190 graus.
  2. Deixe assar por aproximadamente 40 minutos.

Para ficar ainda mais saboroso, a Chef Léo Oliveira conta que, para deixar o pão mais brilhante e com a casca macia, passar uma camada de margarina depois de assado é o toque final para que a sua receita fique ainda melhor.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?