Me dá um BRIGA: as versões inusitadas da sobremesa mais amada do Brasil

Brigadeiro de bacon, de cerveja, de queijo.
Esse doce que o Brasil ama ganhou versões inusitadas com o passar do tempo. É porque muitas pessoas ficaram de olho na rentabilidade do produto (ninguém resiste a um brigadeirinho) e versões gourmetizadas começaram a pipocar pelo Brasil, transformando uma simples receita em uma verdadeira explosão de criatividade. Falamos pelo Brasil 
Criado nos anos 40, o brigadeiro tem um apelo emocional e talvez por isso ele ainda seja a sobremesa mais requisitada entre os eventos sociais.
Apesar de ser o mês das crianças, a REVISTA TUDO destacou aqui receitas para os fãs de todas as idades.

Brigadeiro de limão

Curiosidades sobre o brigadeiro

Santo leite condensado

Quando foi criado, o brigadeiro levava leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate! Mas antigamente a dificuldade de encontrar leite fresco no mercado era grande. Por isso, o açúcar, os ovos e o leite foram substituídos pelo leite condensado.

Brigadeiro na política

Em 1945, o brigadeiro Eduardo Gomes disputava a presidência com Eurico Gaspar Dutra. Assim, suas dedicadas fãs decidiram fazer o doce e arrecadar dinheiro para a campanha com “o doce do brigadeiro”. Depois disso, a receita passou a ser chamada de brigadeiro.

Haja dieta

Um simples brigadeiro de 30 gramas possui 100 calorias e quase 10 g de carboidratos. Se você estiver de dieta, é melhor não exagerar nos brigadeiros!

O leite condensado foi fabricado por Gail Borden em 1856, mas só fez sucesso 10 anos depois, com a Guerra de Secessão nos EUA, pois era um dos alimentos dados aos soldados por ser durável e também uma boa fonte de energia. Outras fontes afirmam que a primeira notícia sobre a técnica de como produzir o leite condensado surgiu em terras francesas em 1827.

Para as crianças
Brigadeiro recheado de bolo de cenoura

Ingredientes

1 bolo de cenoura pronto
​2 latas leite de condensado
1 lata de creme de leite
12 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de café de farinha de trigo
2 colher de chá de manteiga
1 pitada de sal

Modo de preparo

Aqueça o leite condensado e acrescente a manteiga. Enquanto isso, bata a farinha com o creme de leite. Acrescente à mistura assim que a manteiga derreter. Mexa sempre e, quando levantar fervura, acrescente o cacau em pó. Misture com um batedor de arame até dar o ponto (quando soltar do fundo da panela). Espere esfriar. Faça bolinhas com pedacinhos de bolo de cenoura e reserve. Com as mãos untadas, faça bolinhas com o brigadeiro e achate-as. Coloque a bolinha de bolo de cenoura no centro da base de brigadeiro. Feche pelos lados até cobrir o bolo completamente. Acerte os contornos do brigadeiro, boleando o doce de novo. Passe as bolinhas no granulado e ponha nas forminhas.

Para os gourmetizados
Brigadeiro de Queijo

Ingredientes

1 caixa de leite condensado

1 caixa de creme de leite

1 colher de sopa de manteiga

1 pacote de queijo ralado

Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio, até ponto de enrolar, que é ao desgrudar do fundo da panela ou atingir 95 graus. Deixe esfriar, boleie e passe no confeito desejado.

Para os ligados no 220

Brigadeiro de Café

O brigadeiro de café é uma ótima opção para eventos finos

Ingredientes

1 lata de leite condensado
150 gramas de chocolate amargo
1 colher de sopa de manteiga
1/2 xícara de chá de café bem forte
1 pitada de SAL

Modo de Preparo

Em uma panela junte todos os ingredientes e mexa em fogo baixo até que o creme desgrude do fundo da panela. Leve para a geladeira e quando estiver gelado, faça bolinhas e passe no confeito da sua preferência.

Para os veganos
Brigadeiro de Biomassa

Ingredientes

1 xícara de chá de leite condensado de biomassa de banana verde
1 colher de sopa de manteiga ghee
2 colheres de sopa de cacau em pó
40 gramas chocolate amargo

Modo de preparo

Junte todos os ingredientes na panela e leve ao fogo médio. Mexa sem parar até formar o ponto, desgrudando da panela. Com a massa já fria, enrole os brigadeiros, passando as bolinhas no chocolate amargo ralado.

Dica
Dá para usar leite condensado vegano e usar uma casca de banana higienizada. É só cortá-la em pequenos cubos e bater no liquidificador com os outros ingredientes.

Para os marombas
Brigadeiro de Whey Protein

Ingredientes

1 xícara de água quente
5 colheres de sopa de leite desnatado
4 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de óleo de coco
1 colher de essência de baunilha
2 a 3 colheres de sopa de Whey Protein
Canela em pó

Modo de Preparo

Dissolva bem o leite na água quente, colocando aos poucos os ingredientes e mexa até dissolver. Se caso não estiver totalmente dissolvido use o mixer para ajudar a diluir totalmente. Coloque na panela em fogo baixo e quando a mistura ficar espessa igual ao brigadeiro normal pode enrolar ou colocar no copinho. Polvilhe com canela em pó ou cacau.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?