Maior festival japonês de rua do mundo volta à capital paulista em julho

Fotos: divulgação/ACAL

Nos dias 9 e 10 de julho, São Paulo sediará a 43ª edição do maior festival japonês de rua do mundo: o Tanabata Matsuri. Realizado pela ACAL (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade) desde a década de 70, o evento acontecerá no tradicional bairro da Liberdade com programação cultural das 10h30 às 18h repleta de apresentações musicais, dança, arte, além de gastronomia e outros atrativos típicos.

Conhecido no Brasil como Festival das Estrelas, o Tanabata Matsuri é uma tradição oriental do século XI e que, na capital paulista, atrai visitantes de todo o país para fazerem seus pedidos através de fitas coloridas de desejos que simbolizam uma história de amor milenar.

O festival teve início há mais de 1.150 anos na Corte Imperial e a data tornou-se feriado nacional em 1603. No Japão, o evento acontece em várias cidades, sendo que o de Miyagui é o mais tradicional, com festividades realizadas em agosto para aproveitar as férias de verão das escolas.

Já no Brasil, o Festival das Estrelas é realizado desde 1979 pela ACAL, sempre no mês de julho e na Praça da Liberdade-Japão, em São Paulo. Em 2020, por conta da pandemia, foi promovida a versão digital do evento, com apresentações online e drive-thru para as pessoas fazerem seus pedidos de dentro dos carros. Em 2021 não teve a festividade.

Para julho deste ano, seguindo os mesmos moldes das edições passadas, as ruas do bairro da Liberdade e a Praça da Liberdade-Japão serão decoradas com dezenas de bambus gigantes –com aproximadamente 13 metros de altura- e centenas deles em tamanho menor, com cerca de 2 metros, os quais recebem a ornamentação dos enfeites coloridos de papel, simbolizando as estrelas. Neles é que são pendurados os pedidos, chamados de tanzakus -pequenos pedaços coloridos de papel onde as pessoas colocam os desejos a serem entregues aos deuses-.

Os tanzakus são confeccionados em seis cores, cada uma simbolizando um pedido: branco – paz; amarelo – dinheiro; verde – esperança; vermelho – paixão; rosa – amor, e azul – proteção dos céus. Ao final da celebração, os bilhetes passam por uma cerimônia xintoísta e são queimados com o propósito de que os desejos cheguem aos céus para que as estrelas Altair e Vega, segundo a lenda, possam realizar os pedidos.

Durante o Tanabata Matsuri, as ruas da Liberdade também viram palco de shows, danças folclóricas com a participação de cerca de centenas de dançarinos voluntários de diversas associações, oficina de origami, além de apresentações com os tradicionais tambores Taikô.

Toda a programação cultural é gratuita e concentrada em torno da Praça da Liberdade-Japão.

Serviço

Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas

Data: 9 e 10 de julho de 2022
Horário: das 10h30 às 18h
Endereço: Praça da Liberdade-Japão, São Paulo – SP
Acesso a portadores de necessidades especiais

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?