Japan House São Paulo: confira a programação virtual #JHSPONLINE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em setembro, a Japan House São Paulo apresenta no #JHSPONLINE, uma série de atividades online com conteúdo sobre nova exposição “Parade – um pingo pingando, uma conta, um conto”, da artista visual Yuko Mohri, encontros em torno da Bienal de São Paulo e uma série de eventos em prol do Setembro Azul, mês de visibilidade da Comunidade Surda Brasileira, para promoção da conscientização em torno deste assunto tão relevante.

Yuko Mohri também é uma das artistas internacionais convidadas para integrar a 34ª Bienal de Arte de São Paulo, que acontece até 5 de dezembro, no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque Ibirapuera. E em celebração à realização do evento, a Japan House São Paulo promove, no dia 24 de setembro, às 17h, o encontro online “Conhecendo o Japão na Bienal de SP” sobre as obras e artistas japoneses que já participaram da Bienal, a fim de levantar diálogos sobre suas produções e pensamentos artísticos.

Acessibilidade em destaque

E a Japan House São Paulo, que possui um contínuo trabalho para promoção da acessibilidade em sua sede e em todo o conteúdo expositivo on e offline, destaca no #JHSPONLINE deste mês, algumas atividades que dão luz a relevância ao Setembro Azul, mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira, com a realização de eventos acessíveis com recursos em Libras, legendas e audiodescrição para reforçar a conscientização e importância da acessibilidade em todas as áreas.

“Temos trabalhado constantemente no desenvolvimento do JHSP Acessível, o programa de acessibilidade da instituição e estamos muito felizes em oferecer recursos como Libras e legendas nesses eventos que acontecem ao vivo”, comenta Hiromi Saito, Supervisora Educacional e Cultural da Japan House São Paulo. Ainda dentro da programação para o Setembro Azul, a instituição criou em parceria com a Takasago – umas das maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo – uma ação especial propondo uma viagem sensorial por meio do olfato. “Esta atividade busca contemplar de uma forma mais completa as questões de acessibilidade e, para nossa alegria, as inscrições se esgotaram rapidamente. Com certeza, pensaremos em outras edições no intuito de atender a um maior número de pessoas”, finaliza Hiromi. Inclusive, a instituição acaba de receber o Selo de Acessibilidade Arquitetônica, concedido pela Prefeitura de São Paulo via Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

No dia 21/9, acontece a palestra “Para além das molduras: janelas como potência arquitetônica” com os professores Naoshi Kaneko e Edna Aparecida Nico Rodrigues, apresentando suas pesquisas e o modo como as janelas influenciam na arquitetura das construções, assim como no conforto e na conexão do ambiente externo com o interno. A conversa acontece às 19h e será mediada pela diretora cultural da Japan House São Paulo, Natasha Barzaghi Geenen, e Fernando Mungioli, publisher da revista PROJETO, e contará com recursos de acessibilidade em Libras, audiodescrição e legendas pelo Youtube.

Já no dia 23 de setembro, às 20h, a Japan House São Paulo e o Study in Japan/Feira de Intercâmbio e Estudos no Japão (FIEJ) promovem a palestra “Estudos no Japão: os aprendizados desta experiência”. Mediado por Eric Klug, Presidente da instituição cultural nipônica, o evento online conta com a participação direta do Japão de Sideney Schreiner, especialista em mobilidade urbana e que prestou serviços para os jogos de Tokyo 2020; e do jornalista esportivo Tiago Bontempo, que estudou na cidade japonesa de Yokohama em 2019, como bolsista da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão). Na ocasião, eles comentam sobre a vivência de intercâmbio no Japão, bem como a influência e colaboração na vida profissional. A conversa também contará com recursos de acessibilidade em Libras, audiodescrição e legendas com transmissão via YouTube da Feira de Intercâmbio e Estudos no Japão.

E no final do mês, no dia 28/9, às 16h, o encontro “Conversas com o educativo – Wa: harmonia e equilíbrio” irá proporcionar uma reflexão sobre o respeito e conexão tanto entre as pessoas quanto com a natureza, presentes na cultura japonesa a partir do pensamento e da prática do convívio com o coletivo e o meio ambiente através do Wa (harmonia). O evento também contará com acessibilidade em Libras, legendas e audiodescrição.

Serviço

Conhecendo o Japão na Bienal de SP
Quando: 24 de setembro (sexta-feira), às 17h
Onde: ZOOM
Inscrições obrigatórias: https://www.japanhousesp.com.br/eventos/

Palestra “Para além das molduras: janelas como potência arquitetônica”
Quando: 21 de setembro (terça-feira), às 19h
Onde: YouTube
Mais informações: https://www.japanhousesp.com.br/eventos/ 

Palestra “Estudos no Japão: os aprendizados desta experiência”
Quando: 23 de setembro (quinta-feira), às 20h
Onde: YouTube da Feira de Intercâmbio e Estudos no Japão
Mais informações: https://www.feiradojapao.com/

Conversas com o Educativo – Wa: harmonia e equilíbrio 
Quando: 28 de setembro (terça-feira), às 16h 
Onde: ZOOM 
Inscrições obrigatóriashttps://www.japanhousesp.com.br/eventos/

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts