Confira a crítica do livro “Todas as Cores do Céu”, de Amita Trasi

Por Nanci Lourenço

Esse livro nos remete o tempo todo ao divino, à natureza divina e ao valor que se deve dar a ela. Do divino Deus que castiga e do demônio que aproveita dos que desrespeitam esse Deus para fazer valer os seus desejos. Para o humano não restavam muitas alternativas a não ser sofrer respeitando o seu Deus e sendo castigado tanto por Ele como pelo demônio. Passa a vida a sofrer abusos, maus tratos, fome, miséria e, mesmo assim, se mantém resignado em nome desse Deus maldoso e abusivo, criado pelo homem possuidor de riquezas que lhe dá o poder para roubar a vida dos menos favorecidos num país massacrado pelas desigualdades sociais como é a Índia.

As mulheres não existem como pessoas, são mercadorias baratas, abusadas por machões brutos e infelizes que tentam lhes tomar até a esperança; mas elas se mantêm firmes e fortes; mesmo dilaceradas tentam se manter em pé.
Tantas tradições que aprisionam as meninas pobres, forçando-as a se prostituírem; dizem que seus destinos já estão traçados; não lhes oferecem nenhuma outra possibilidade a não ser o abuso físico e emocional. São obrigadas a aceitar essa tradição pois, caso resistam, são desprezadas até por suas famílias, uma vez que o sustento de todos advém da distribuição de seus corpos quase de graça.

A indústria da prostituição é poderosa, corrompe até o que deveria ser a autoridade para o bem; destrói infâncias e aniquilam corpos e almas. O vazio que fica em nosso coração diante de tanta violência torna a história desse livro inquietante, mesmo com toda a beleza poética de sua escrita, mesmo com a torcida para que o amor sobreviva, talvez por conter a tristeza de tantas mulheres, como diz Mukta.

Mas, a tristeza lhes fazem mais fortes para carregar a esperança com todo cuidado e carinho que elas merecem, para que de seus colos não caiam e não se percam nas curvas da vida. 

Livro: Todas as Cores do Céu, de Amita Trasi
Comentários de Nanci Lourenço, autora do Temperando as Palavras.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?